Jalser Renier reabre trabalhos na Assembleia Legislativa fazendo avaliação do primeiro semestre

A sessão ordinária que marcou o fim do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa de Roraima, nesta terça-feira (13), iniciou com uma avalição das ações do Poder Legislativo pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), e o anúncio da convocação de servidores concursados, aprovados no certame realizado no ano passado, ainda para este semestre.

Ele destacou a aproximação dos deputados estaduais com a população, por meio dos programas permanentes daquele Poder, e agradeceu o empenho de todos os parlamentares para alcançar os resultados positivos.“Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa de Roraima se transformou numa instituição totalmente sintonizada com a população, e se transformou por entender seu papel, enquanto órgão legislador, de transformar para melhorar a vida das pessoas deste estado”, disse.

Ao ressaltar os resultados dessas ações, Jalser citou o programa Abrindo Caminhos, que atende a mais de cinco mil crianças e adolescentes, em cinco municípios, com a oferta de atividades extracurriculares variadas. “Atividades que ajudam na socialização e mantém nossos jovens afastados das ruas e do perigo das drogas”, apontou o deputado.

Ele mencionou ainda o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo, criada inicialmente para capacitar apenas servidores da Assembleia Legislativa, mas que teve atuação ampliada para atender a comunidade com a oferta de cursos, oficinas e capacitações diversas, com foco, principalmente, no mercado de trabalho. “A Escola do Legislativo oferece capacitações em diferentes áreas, como idiomas, preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Cada uma dela é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, destacou Jalser ao citar que, apenas no primeiro semestre de 2019, mais de três mil pessoas passaram por mais de 90 capacitações ofertadas pela instituição.

O presidente citou ainda as atividades desenvolvidas pelo CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), que atendeu a mais de 200 mulheres vítimas de violência doméstica no último semestre, e do Procon Assembleia, que contabilizou quase 1.800 atendimentos a consumidores em busca de seus direitos.

Jalser concluiu evidenciando o trabalho dos deputados estaduais na aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício 2020, aprovada antes do recesso parlamentar, quando ficou decidido que os orçamentos de todos os Poderes, à exceção do Poder Executivo, seriam mais uma vez congelados, como forma de auxiliar o Governo a sair da crise econômica. “Essa medida vai garantir um incremento de algo em torno de R$70 milhões pata o Governo do Estado investir na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Tenho certeza que o conjunto do trabalho parlamentar tem gerado benefícios importantes. Esse é nosso papel, nosso dever, para isso fomos eleitos, e estamos totalmente empenhados nessa tarefa”, concluiu.

Texto: Élissan Paula Rodrigues

Foto: Alex Paiva e Eduardo Andrade