Mais de 400 alunos concluem cursos profissionalizantes na Escola do Legislativ

Durante o encerramento, o presidente da ALE-RR, deputado estadual Jalser Renier, anunciou novidades para os programas do Poder Legislativo

Alunos dos cursos de Educação Especial (módulos I e II), Recreação Infantil e Plano de Negócios da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, concluíram as atividades neste sábado (17) com apresentações de trabalhos. Somados, os quatro cursos qualificaram mais de 400 pessoas.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado estadual Jalser Renier, participou do encerramento das atividades e também do início do curso preparatório para o concurso público da Semges (Secretaria Municipal de Gestão Social).

Além de parabenizar os estudantes, ele anunciou que a partir de agora, a unidade também funcionará aos domingos, para facilitar o acesso de quem trabalha durante toda a semana. Além disso, serão desenvolvidas novas atividades, em parceria com o programa Abrindo Caminhos.

“Vamos inaugurar um espaço para ofertar aulas de robótica para a população, e também uma área gourmet, para cursos nas áreas de doces, bolos e panificação. O Abrindo Caminhos irá ganhar uma nova sede, onde irá desenvolver atividades especiais voltadas a pessoas portadoras de autismo, com a oferta de atendimento especializado, além de material didático específico”, finalizou.

Recreação infantil

A turma de Recreação Infantil foi uma das mais concorridas. Ao todo, 190 pessoas chegaram ao fim do curso, que teve aulas teóricas e práticas, e ainda contou com oficinas de pintura facial e construção de jogos educativos.

“Tivemos a participação de professores, assistentes de alunos, pessoas que trabalham em instituições que atuam no cuidado com crianças e também quem está disponível para o mercado de trabalho. É uma forma de prepará-los tanto para o ambiente onde já trabalham, como para adquirir uma renda extra”, explicou Valdercley Santos, professor.

Tiago Medeiros é servidor público e idealizou um projeto voltado para o trabalho com crianças portadoras de deficiência. Ele concluiu o 2º módulo do curso de Educação Especial e espera aprimorar as atividades. Eu desenvolvo um projeto chamado ‘Bem estar físico, mental e social’, com pessoas que possuem algum tipo de transtorno grave e persistente. Agora espero levar o conhecimento obtido aqui, para o projeto”, disse.

Plano de negócios

O brasileiro é um empreendedor nato, e em Roraima essa realidade não é diferente. Mas a diferença entre o sucesso e o fracasso está no planejamento. Por isso, o curso de Plano de Negócios teve bastante procura.

“Os alunos colocaram no papel a ideia que tinham em mente. Eles identificaram os futuros clientes, concorrentes, e demais pontos necessários para investir num negócio próprio. Planejar é o principal segredo para um bom resultado no mundo do empreendedorismo”, disse Glaiciane Andrade, professora do curso.

Ana Amaral é autônoma e trabalha no setor do comércio. Ela comentou que até então, não tinha uma referência profissional de como montar e planejar um empreendimento.

“Isso nos abriu um leque de conhecimentos e possibilidades muito grande. Você tem um sonho e muitas vezes falta o conhecimento técnico, e com esse curso nós aprendemos tudo o que é necessário para montar uma empresa e fazer ela dar certo, e não ficar só no sonho”, comentou.

Texto: Johann Barbosa

Foto: Lucas Almeida e Alex Paiva