Pular para o conteúdo

FISCALIZAÇÃO – Deputados discutem PEC para garantir mais agilidade em respostas ao Poder Legislativo

Texto propõe redução de 30 para 15 dias no prazo que agentes públicos têm para responder pedidos de informações feitos dos parlamentares

Na tarde desta segunda-feira (19), os membros da Comissão Especial Interna criada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 005/19 na Assembleia Legislativa, se reuniram para iniciar as discussões em torno da proposição. A medida quer tornar mais rígidas as regras para que agentes públicos atendam às demandas dos parlamentares, para tornar mais célere o trabalho fiscalizatório do Poder Legislativo.

A PEC, apresentada pelo deputado Renato Silva (PRB), acrescenta ao artigo 33 da Constituição Estadual, um inciso que estipula o prazo de 15 dias improrrogáveis para manifestação caso o Poder Legislativo requeira informações a instituições, além de classificar como crime de responsabilidade não só a recusa ou não atendimento, como o fornecimento de informações falsas.

De acordo com a presidente da Comissão, deputada Aurelina Medeiros (Pode), os pedidos de informação encaminhados aos órgãos competentes não estão sendo atendidos. Ela destaca que o dever do Poder Legislativo é fiscalizar os Poderes, e que por isso, defende a alteração da Constituição neste aspecto. “Quando recebemos uma denúncia, nós nos dirigimos às instituições competentes para verificar a veracidade, depois vamos in loco e, essas instituições não estão atendendo ao prazo”.

Para o autor da proposta, caso seja aprovada, a PEC dará celeridade ao trabalho fiscalizatório dos parlamentares. “O prazo que temos pelo regimento, é prazo de 30 dias, prorrogável por mais 30. Com a PEC, iremos reduzir para 15 dias. Isso trará mais agilidade ao nosso trabalho”, explicou Renato Silva.

A reunião contou ainda com a presença do deputado Soldado Sampaio (PC do B). Os deputados concordaram que a PEC precisa de ajustes, como por exemplo, deixar claro quais as medidas legais serão aplicadas aos gestores que descumprirem a nova legislação. A PEC voltará a ser discutida pelos parlamentares nesta terça-feira (20) e após análise pela comissão, estará apta para votação pelos parlamentares.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas