Os atletas do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), conquistaram 42 medalhas, sendo 19 de ouro, 20 de prata e 3 de bronze, na Copa Boa Vista de Jiu-Jitsu, realizada neste domingo (25), no Ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho. O evento reuniu 800 lutadores de 57 academias de Roraima, Amazonas e da Venezuela.
O programa Abrindo Caminhos foi representado por 60 atletas de 5 a 17 anos, de Boa Vista e dos núcleos da Assembleia Legislativa em Rorainópolis, Alto Alegre e Mucajaí.
O presidente ALE-RR, deputado Jalser Renier (SD), estave no evento na manhã deste domingo para desejar sorte aos competidores. Para ele, os atletas desta modalidade do Abrindo Caminhos vêm se superando a cada ano. “Um trabalho realizado com muito afinco, carinho e lealdade que as pessoas têm com o nosso programa. O Abrindo Caminhos é o melhor projeto que já criamos na Assembleia Legislativa de Roraima”, destacou.
Um dos destaques do Abrindo Caminhos, foi a atleta de Mucajaí, Ana Lima, de 9 anos. Mesmo competindo pela primeira vez e com frio na barriga, conquistou a medalha de ouro. Ela treina jiu-jítisu desde 2018. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao professor que me incentivou muito e à minha família que estava na torcida. Quero ser uma lutadora, quando eu crescer’, disse.
Mesmo com a distância, Ana teve uma torcida especial da mãe e a tia, que viajaram de até a capital, para ver a garota lutando. “Eu vi o esforço dela e do professor. A gente incentivou porque é o que ela gosta. Ela estava nervosa e foi até o final da luta. Estou orgulhosa demais!”, disse a mãe da atleta, Francilene Lima.
Outro atleta que levou ouro foi o pequeno Hadryan Silva de 7 anos. Com apenas um mês de treino no Abrindo Caminhos, foi uma revelação. Para a mãe do atleta, Andréia da Silva, a luta é uma forma de gastar as energias e ocupar a mente do filho. “Não deixo ele faltar uma aula. Ele é um menino agitado, sempre gostou de esporte”, disse.
Para o professor de jiu-jítsu, Bruno Romão, neste campeonato a maior parte dos atletas estavam mais tranquilos por participarem de outros eventos e por treinarem muito. “Para chegar nesse resultado, foi muito treino e esforço com os atletas, e o amor pelo esporte”, disse.
Copa Boa Vista de Jiu-Jítsu
A Copa foi realizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Estado de Roraima (FJJERR). As lutas iniciaram às 9h e foram até às 19h. O resultado foi disponibilizado após às 20h. O presidente da Federação, Edmar da Silva, informou que o evento reuniu 800 atletas de vários lugares do Estado. Destes, cerca de 600 eram crianças e adolescentes.
“Hoje o jiu-jítsu representa muito para nós. No evento, elas competiram em peso. Para elas o esporte é cidadania, um futuro. Tentamos fazer de tudo para ter um evento no mesmo nível que um campeonato nacional”, avaliou.
Confira a lista dos atletas do programa Abrindo Caminhos que conquistaram medalhas na competição:
Boa Vista
Luiz de Souza – 7 anos – ouro
Ruan Vasconcelos – 9 anos – ouro
Thyago Santana – 14 anos – ouro
Ray Ferreira – 7 anos – ouro
Levi Moraes – 7 anos – ouro
Wesley de Lima – 16 anos – ouro
Marciano Silva – 16 anos – ouro e prata
Dircely Oliveira – 17 anos – ouro e prata
Juliana Reis – 13 anos – ouro
Ana Silva – 15 anos – prata
Carlos Henrique Souza – 14 anos – prata
Jose Arcanjo – 14 anos – prata
Filipe Saraiva – 16 anos – prata
Rhuan Costa – 7 anos – prata
Hiago Olveira – 7 anos – prata
Kalebe Gale – 8 anos – prata
Thiago de Araújo – 6 anos – prata
Wiliam Gonçalves – 16 anos – bronze
Marlison Costa – 12 anos – bronze
Pedro Henrique Araújo – 14 anos – bronze
Alto Alegre
Marc Emanuel – 14 anos – ouro
Marsoel Oliveira – 5 anos – ouro
Viviane de Sousa – 11 anos – ouro
Gabriela Brito – 16 anos – ouro
Matheus Ryan de Souza – 10 anos – prata
Mariano de Sousa – 17 anos – prata
Rorainópolis
Emilly Vicente – 11 anos – ouro
Alyfy Neto – 15 anos – ouro
Yender Davi Perez – 13 anos – prata
Jhennyfer Santos – 13 anos – prata
Geovana da Silva – 14 anos – prata
Juliana Oliveira – 12 anos – prata
Kauã Lima – 12 anos – prata
Marley Geovane dos Santos – 13 anos – bronze
Mucajaí
Leila Mariana Silva – 15 anos – ouro
Ana Lima – 9 anos – ouro
Nathan Kauã Andrade – 11 anos – ouro
Nadyson Andrade – 10 anos – ouro
Lueny Lima – 12 anos – prata
Luidy Laus – 11 anos – prata
Texto: Vanessa Brito
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR