Os atletas do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), conquistaram 42 medalhas, sendo 19 de ouro, 20 de prata e 3 de bronze, na Copa Boa Vista de Jiu-Jitsu, realizada neste domingo (25), no Ginásio Hélio Campos, bairro Canarinho. O evento reuniu 800 lutadores de 57 academias de Roraima, Amazonas e da Venezuela.

O programa Abrindo Caminhos foi representado por 60 atletas de 5 a 17 anos,  de Boa Vista e dos núcleos da Assembleia Legislativa em Rorainópolis, Alto Alegre e Mucajaí.

O presidente ALE-RR, deputado Jalser Renier (SD), estave no evento na manhã deste domingo para desejar sorte aos competidores. Para ele, os atletas desta modalidade do Abrindo Caminhos vêm se superando a cada ano. “Um trabalho realizado com muito afinco, carinho e lealdade que as pessoas têm com o nosso programa. O Abrindo Caminhos é o melhor projeto que já criamos na Assembleia Legislativa de Roraima”, destacou.

Um dos destaques do Abrindo Caminhos, foi a atleta de Mucajaí, Ana Lima, de 9 anos. Mesmo competindo pela primeira vez e com frio na barriga, conquistou a medalha de ouro. Ela treina jiu-jítisu desde 2018. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao professor que me incentivou muito e à minha família que estava na torcida. Quero ser uma lutadora, quando eu crescer’, disse.

Mesmo com a distância, Ana teve uma torcida especial da mãe e a tia, que viajaram de até a capital, para ver a garota lutando. “Eu vi o esforço dela e do professor. A gente incentivou porque é o que ela gosta. Ela estava nervosa e foi até o final da luta. Estou orgulhosa demais!”, disse a mãe da atleta, Francilene Lima.

Outro atleta que levou ouro foi o pequeno Hadryan Silva de 7 anos. Com apenas um mês de treino no Abrindo Caminhos, foi uma revelação. Para a mãe do atleta, Andréia da Silva, a luta é uma forma de gastar as energias e ocupar a mente do filho. “Não deixo ele faltar uma aula. Ele é um menino agitado, sempre gostou de esporte”, disse.

Para o professor de jiu-jítsu, Bruno Romão, neste campeonato a maior parte dos atletas estavam mais tranquilos por participarem de outros eventos e por treinarem muito. “Para chegar nesse resultado, foi muito treino e esforço com os atletas, e o amor pelo esporte”, disse.

Copa Boa Vista de Jiu-Jítsu

A Copa foi realizado pela Federação de Jiu-Jítsu do Estado de Roraima (FJJERR). As lutas iniciaram às 9h e foram até às 19h. O resultado foi disponibilizado após às 20h. O presidente da Federação, Edmar da Silva, informou que o evento reuniu 800 atletas de vários lugares do Estado. Destes, cerca de 600 eram crianças e adolescentes.

“Hoje o jiu-jítsu representa muito para nós. No evento, elas competiram em peso. Para elas o esporte é cidadania, um futuro. Tentamos fazer de tudo para ter um evento no mesmo nível que um campeonato nacional”, avaliou.

 

Confira a lista dos atletas do programa Abrindo Caminhos que conquistaram medalhas na competição:

 

Boa Vista

Luiz de Souza – 7 anos – ouro

Ruan Vasconcelos – 9 anos – ouro

Thyago Santana – 14 anos – ouro

Ray Ferreira – 7 anos –   ouro

Levi Moraes – 7 anos – ouro

Wesley de Lima – 16 anos – ouro

Marciano Silva – 16 anos – ouro e prata

Dircely Oliveira – 17 anos – ouro e prata

Juliana Reis – 13 anos – ouro

Ana Silva – 15 anos – prata

Carlos Henrique Souza – 14 anos – prata

Jose Arcanjo – 14 anos – prata

Filipe Saraiva – 16 anos – prata

Rhuan Costa – 7 anos – prata

Hiago Olveira – 7 anos – prata

Kalebe Gale – 8 anos – prata

Thiago de Araújo – 6 anos – prata

Wiliam Gonçalves – 16 anos – bronze

Marlison Costa – 12 anos – bronze

Pedro Henrique  Araújo – 14 anos –  bronze

 

Alto Alegre

Marc Emanuel –  14 anos –  ouro

Marsoel Oliveira – 5 anos – ouro

Viviane de Sousa – 11 anos – ouro

Gabriela Brito – 16 anos –  ouro

Matheus Ryan de Souza – 10 anos –  prata

Mariano de Sousa – 17 anos – prata

 

Rorainópolis

Emilly Vicente – 11 anos – ouro

Alyfy Neto – 15 anos – ouro

Yender Davi Perez – 13 anos – prata

Jhennyfer Santos – 13 anos – prata

Geovana da Silva –  14 anos – prata 

Juliana Oliveira – 12 anos – prata

Kauã Lima – 12 anos – prata

Marley Geovane dos Santos – 13 anos – bronze

 

Mucajaí

Leila Mariana Silva – 15 anos –  ouro

Ana Lima – 9 anos – ouro

Nathan Kauã Andrade – 11 anos –  ouro

Nadyson Andrade – 10 anos – ouro

Lueny Lima – 12 anos – prata

Luidy Laus – 11 anos – prata

 

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR