Pular para o conteúdo

Alunos aprendem sobre segurança no trabalho em visita a supermercado

A melhor forma de aprender é colocar em prática o que foi anotado no papel. Com essa proposta, os alunos do curso de noções de segurança no trabalho, da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, visitaram um supermercado para conhecer como funcionam as medidas de proteção à saúde, integridade física e segurança no estabelecimento comercial. As visitas técnicas ocorreram de manhã e tarde desta terça-feira (3)

Para Joelma Pereira, de 33 anos, o que mais chamou atenção é como os funcionários estavam concentrados no serviço e usando equipamentos de proteção individual. Ela escolheu esse curso, ao perceber que muitas empresas estão exigindo que os profissionais tenham capacitação nessa área. “A cada dia chego mais perto do meu certificado. Acredito que esse curso vai abrir portas, para que lá na frente, eu esteja atuando na segurança de trabalho”, disse.

A visita técnica apenas aumentou a vontade do aluno Elias de Freitas, de 27 anos, de atuar no ramo de comércios. E para alcançar essa meta, está se preparando na Escola do Legislativo, e apenas em cinco meses, já fez sete cursos.  “O que eu percebi no supermercado foi principalmente como funciona a proteção contra incêndios, que necessita de uma vistoria contínua, crucial para os consumidores e os trabalhadores”, disse.

Segundo a professora do curso, Andreia Araújo, a visita técnica foi uma forma de os alunos assimilarem o que foi repassado nas aulas, sobre os riscos no ambiente de trabalho como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes mecânicos.

Após a visita, os alunos vão apresentar no curso, quais foram os pontos positivos e o que ainda precisa ser melhorado em questão de segurança no supermercado. “Esta visita vai aprimorá-los nas atividades do curso, para colocar em prática o que aprenderam. Eles poderão entender melhor sobre os riscos que podem acontecer em casa ou trabalho”, explicou a professora.

O supermercado localizado no bairro Cauamé, foi escolhido pela disponibilidade para receber os alunos. O encarregado de mercearia Célio Ribeiro recebeu a turma e mostrou um pouco da rotina de trabalho, de como é feito a supervisão e a armazenagem das mercadorias. “É muito gratificante recebê-los aqui, e passar um pouco da experiência que temos no supermercado. Quem sabe um dia, eles poderão fazer parte da nossa equipe”, disse.

O curso possui 196 inscritos, e para realizar as visitas técnicas, foram divididos em grupos de 40 pessoas. As visitas continuarão nesta semana. Essa modalidade foi ofertada pela primeira vez na unidade de ensino.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas