Com três votos favoráveis, o veterinário Gelb Platão Pereira Lima foi aprovado, nesta quinta-feira (5), pela comissão criada para avaliar o indicado à presidência da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). O nome segue agora para apreciação em plenário.

 

Durante a sabatina, os parlamentares fizeram questionamentos sobre as principais metas para a defesa agropecuária e as demandas da Aderr atualmente relacionada a temas como a mosca da carambola, febre aftosa e o ácaro vermelho.

 

Para o presidente da comissão, Gabriel Picanço (Republicanos), o candidato é o mais indicado para presidir a instituição, pois conhece as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo. “O candidato está engajado na instituição há cinco anos, maior conhecedor das problemáticas que passa a Aderr. E sem dúvida que, no plenário, os colegas vão reconhecer o trabalho dele”,  explicou.

 

O indicado Gelb Platão Pereira explicou que se permanecer no cargo, vai continuar desenvolvendo ações contra a mosca da carambola, e para tornar o estado livre da febre aftosa sem vacinação, principais desafios da instituição. “A agência continua firme no seu propósito de trabalhar e fazer a defesa sanitária animal e vegetal, assegurando a qualidade e a competitividade dos produtos no setor produtivo”, disse. Ele já foi superintendente do Ministério da Agricultura em Roraima e passou por várias funções na Aderr.

 

Participaram ainda da sabatina os deputados Eder Lourinho (PTC) e Aurelina Medeiros (Pode).

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR