Pular para o conteúdo

SETEMBRO AMARELO Deputada afirma que ações de prevenção geraram resultados positivos em Caracaraí

Nesta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a deputada Catarina Guerra (SD) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa de Roraima para informar que as ações de prevenção desenvolvidas em Caracaraí estão ajudando na redução de casos de suicídio na região. Ela apresentou ainda um vídeo contando a história de uma jovem de 17 anos que venceu a depressão, e que hoje ajuda outras pessoas que passam por essa situação.

A parlamentar pontuou o pedido de ajuda feito pela prefeita da cidade-porto, Socorro Guerra, que apresentou dados preocupantes. “Em janeiro, foram detectadas seis tentativas de suicídio em Caracaraí, infelizmente chegamos no mês de maio com 15 casos, e agosto depois de muitas ações, teve apenas uma ocorrência. Vejo isso com olhar de êxito e esperança”, disse a deputada.

Para reduzir estes índices, foram desenvolvidas ações de prevenção nas escolas com apoio de 20 voluntários, que criaram um grupo no WhatsApp para conversar com os jovens, rodas de conversas, palestras e acolhimento das pessoas que estão nessa situação.

Outra ferramenta de prevenção citada pela deputada foi a criação da cartilha “Vamos Conversar”, que está sendo distribuída nas escolas. Ela pontuou que no mês passado, o material foi apresentado no encontro da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale). “A cartilha está despertando interesse de outros estados, como Minas Gerais, Brasília e Santa Catarina”, disse.

Em aparte, o deputado Evangelista Siqueira (PT) ressaltou que essas atividades somam na luta contra estes índices em Roraima. “Esse trabalho é para o serviço da população, e esses momentos realizados nas escolas, sem sombra de dúvidas são um diferencial, e colaboram com as instituições que estão realizando a Campanha Setembro Amarelo”, disse o parlamentar, que realizou uma blitz de sensibilização de valorização à vida, na manhã desta terça-feira (10), em frente à Assembleia Legislativa de Roraima.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas