Pular para o conteúdo

Jovem faz curso na Escola do Legislativo para cuidar da avó com Alzheimer

Curso de cuidados com idosos ajuda na assistência a pessoas com esta necessidade, mas também pode abrir portas para o mercado de trabalho

Para prestar uma melhor assistência para a avó, de 90 anos, diagnosticada com mal de Alzheimer, a estudante Carina Menezes, de 26 anos, decidiu fazer um curso sobre cuidados com a saúde da pessoa idosa, ofertado pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho.

Ela faz parte da turma que concluiu as aulas nesta quinta-feira (12), com a formação de 130 alunos. A doença compromete gravemente a memória e outras funções mentais importantes. A jovem relata que a avó está na fase avançada da doença, diagnosticada há 6 anos, o que exige um cuidado redobrado, por exemplo como na hora da higiene e a alimentação.

“Mesmo tendo aquele carinho de neta, sempre houve essa necessidade de saber um pouco mais em relação aos cuidados, pois às vezes não sabemos como agir, se está certo ou errado. O curso me ajudou bastante em casa e com a família”, disse a jovem.

Oportunidade de trabalho

Já para a aluna Olivia Peres, de 44 anos, o curso está ajudando no trabalho que começou há pouco tempo. Ela viu nos cuidados de uma senhora a oportunidade de ter uma renda extra, pois estava endividada. “Quando soube do curso não queria perder de maneira alguma. Foi muito bom, aprendi a ter amor, carinho e a paciência com o idoso. Eu gosto dessa área, vou colocar em prática o que aprendi, não vai ficar apenas no certificado”, disse.

No curso foi ensinado como se comunicar com uma pessoa idosa, os cuidados em casos de quedas e de manusear a medicação, noções de hidratação e nutrição, além de informações sobre políticas de atenção e a rede de apoio à faixa etária.

A professora do curso, Tereza Carvalho, informa que os alunos estão preparados para trabalhar na área, e também para cuidar de algum familiar que esteja precisando de assistência. “Há uma grande necessidade deste profissional qualificado para cuidar da pessoa idosa, porque a população está envelhecendo”, disse.

O curso foi ofertado pela primeira vez na unidade de ensino, com 130 inscritos. A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, anuncia novidade para quem gostou das aulas. “No mês de outubro, vamos ofertar o segundo módulo deste curso. Fiquem atentos nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Roraima, para saberem o dia das inscrições”, disse.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas