Em tempos de tecnologia e redes sociais, brincadeiras como pular corda, amarelinha, telefone sem fio e cabo de guerra, por exemplo, acabaram ficando para trás. Para resgatar essa antiga tradição, o programa Abrindo Caminhos está realizando desde quarta-feira (9) uma programação especial para o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12).

Ao invés das tradicionais aulas de jazz e teatro dentro de sala, os alunos participaram do momento de recreação, com pinturas faciais, brincadeiras e pipoca. Gabriela Cruz, de 9 anos, chegou para a aula de jazz e foi surpreendida com as atividades de lazer e interação. “Está sendo muito legal, porque posso me divertir bastante com eles e aproveitar o Dia das Crianças também”, disse.

Para Ana da Silva, de 8 anos, as brincadeiras foram essenciais no estimulo das atividades infantis. Inscrita no jazz, ela destaca a importância de ser criança. “Acho muito legal brincar e dividir esse momento com os amigos. Na aula, a gente dança e agora a gente tá brincando”.

Os professores também entraram na brincadeira e se fantasiaram de personagens infantis. A professora de teatro, Kaline Barroso, explica a importância da relação com os alunos fora da sala. “Brincar, além de promover interação, trabalha a expressão artística e corporal. Nas aulas, os alunos nos têm de uma forma, mas esse momento de cair no chão e rir junto, também é uma forma diferente de educar”, destaca.

Segundo a diretora do programa, Viviane Lima, um dos objetivos do Abrindo Caminhos é a valorização da infância e socialização dos alunos. “Nós procuramos sempre trabalhar de uma maneira bem didática a questão do respeito. A criança é pura e, às vezes, falta mostrar a ela o sentido da vida e é o que nós fazemos no programa”, enfatizou.

As atividades se estendem até a próxima segunda-feira (14), com a participação dos alunos da turma de coral e teatro, no horário da noite. O programa oferece aulas gratuitas de aulas de balé, futebol, jiu-jítsu, ginástica rítmica, jazz, coral, teatro e informática. A instituição está localizada na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Mais informações pelo 98402 5014.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR