Pular para o conteúdo

Deputados unem forças em campanha de prevenção ao câncer de mama

A Assembleia Legislativa de Roraima abriu as portas para a campanha “Seja Rosa, Um Ato de Amor”, lançada oficialmente nesta quarta-feira (23), em solenidade realizada no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. O evento contou com a presença de deputados e deputadas, servidores e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Jalser Renier (SD), agradeceu, em especial, pela presença das mulheres que, voluntariamente, posaram para um ensaio fotográfico, disponibilizado em exposição no hall da Casa, como exemplos de luta e determinação pela vida.

Ele explicou que as ações promovidas pela Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, como arrecadação de cabelos, lenços e alimentos, reforçam a campanha nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) para atender às mulheres atingidas pela doença e estimular a prevenção. “E, dessa vez, de forma pioneira, lançamos uma campanha de doação de cabelos para confecção de perucas para crianças, jovens e adultos acometidos pelo câncer e que perderam os cabelos devido à quimioterapia”, pontuou o presidente Jalser Renier.

A campanha iniciou pela iluminação do prédio da Assembleia Legislativa na cor rosa. Em seguida, o CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) iniciou a arrecadação de lenços para doação as atendidas pelo Centro de Oncologia do Estado. De acordo com a procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), a entrega será feita final do mês. “Não queremos fazer algo político, mas sim de políticas públicas. Por isso não será entregue por parlamentares”.

Lenir Rodrigues destacou que, juntamente com a deputada Aurelina Medeiros (Pode), iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para dar suporte a exames e atender a necessidades das mulheres com a doença.

A deputada Ione Pedroso (SD) lembrou que no início deste ano, a Assembleia Legislativa contribuiu com a Saúde Pública do Estado ao destinar cerca de R$ 500 mil em emendas parlamentares ao Centro de Referência e Saúde da Mulher, para que atendimentos e ações fossem ampliadas. “Em dois anos, cerca de 100 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em Roraima”, frisou.

A deputada Betânia Almeida compartilhou a experiência pessoal com a doença, pois em 2018 perdeu um cunhado para o câncer de mama. “Ele descobriu esse câncer em 2004 e lutou até ano passado. A gente acompanhou a luta, venceu o câncer de mama, mas depois desenvolveu em outros lugares”. Ela aproveitou para lembrar que tramita no congresso uma proposta que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a iniciar o tratamento em até 30 dias após a detecção da doença. Atualmente, a legislação prevê esse prazo até 60 dias.

Pela experiência em andar pelas cidades do interior do Estado, a deputada Aurelina Medeiros ressalta a necessidade de olhar mais para este povo que não tem assistência e nem facilidade a atendimento médico.

Já o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, deputado Neto Loureiro (PMB), em parabenizou as mulheres da Bancada Feminina ao valorizar a vida com esta campanha. “A gente sabe da importância deste mês de prevenção, é preciso o diagnóstico precoce. Sabemos que é uma luta árdua, mas não é impossível”.

A campanha ‘Seja Rosa, Um Ato de Amor’, também iniciou a arrecadação de alimentos. Além da Assembleia Legislativa, há pontos no CHAME e supermercados parceiros, como Peres, Super Gabriele, Hiper DB e Rede Goiânia. “Final do mês será doado para mulheres que estão em tratamento, que precisam. Estou doando mamografias e preventivos”, anunciou a deputada Tayla Peres (PRTB).

Também participaram do evento os deputados Jeferson Alves e Nilton Sindpol (Patri).

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas