A última sexta-feira do mês de novembro marca o início das compras de fim de ano, com promoções aparentemente imperdíveis. No momento da emoção, geralmente as pessoas se esquecem de observar os produtos com cuidado. Por isso, para o consumidor fazer uma compra mais assertiva, o Procon Assembleia dá algumas dicas para quem está pensando em aproveitar essa época.

Antes de comprar, é importante verificar, algumas semanas antes, o preço do produto que se quer adquirir, pois pode não valer tanto a pena comprar na promoção, explicou o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues. “Atente-se às discrepâncias nos preços, pois às vezes acontece de a empresa elevar o preço umas semanas antes para poder dar o desconto”.

Ainda sobre preços, a pesquisa em diferentes empresas é essencial para ver qual melhor se encaixa no bolso do cliente. “O consumidor tem a possibilidade de fazer o comparativo desse produto para saber se ele não está com sobre preço.” Na hora de pagar, a dica é conferir se o valor está correto, pois pode haver diferença entre o preço à vista e o parcelado.

Outra questão é a troca. A ideia de uma oportunidade imperdível de compra faz com que o consumidor não se atente a alguns detalhes, como por exemplo, quais os critérios da loja para esse tipo de situação. Em caso de compras físicas é preciso estar mais atento, pois caso não haja defeito no produto, o Código de Defesa do Consumidor não assegura a troca. “Se o produto foi testado, passou na mão do consumidor, e levou pra casa, ele não pode trocar. Somente se o item apresentar alguma falha”.

Agora se o produto foi comprado na internet, a regra muda. “O direito de arrependimento é para compras feitas pela internet. O consumidor tem até sete dias [depois de receber a mercadoria] para se arrepender”, destacou Jhonatan Rodrigues. Isso porque em compras a distância, como as por telefone ou por redes sociais, o consumidor não tem a oportunidade de ter contato com o produto antes de adquiri-lo.

Em caso de dúvidas, reclamações, ou para firmar parcerias, o Procon Assembleia, funciona na rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro. Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao órgão pessoalmente, ou ainda pelo telefone 4009-4826.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Isaías Amaral

SupCom ALE-RR