CHAME continuará arrecadando lenços e cabelos para pessoas com câncer

Durante a Campanha Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa iniciou a campanha “Lenço ou Cabelo”, para mulheres e crianças que perderam os cabelos durante a quimioterapia, tratamento contra o câncer. Apesar de o mês ter encerrado, as arrecadações continuam, para que um público maior seja atendido.

A campanha é realizada pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), por meio do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME) e a ideia agora é que a arrecadação seja feita durante todo o ano. De acordo com a coordenadora do CHAME, Elizabete Brito, este ano, a campanha teve um grande envolvimento da sociedade. “A campanha de prevenção ao câncer de mama terminou ontem, porém, ainda estamos recebendo as doações de cabelo e lenços”.

Os lenços que já foram arrecadados serão entregues na próxima segunda-feira (4), às 9h, para as pacientes do setor de Oncologia do Hospital Geral de Roraima. A mobilização foi feita em parceria com a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Já os cabelos serão encaminhados à ONG Rapunzel Solidária, responsável por receber cabelos de todos os lugares do país e do mundo e entregar perucas para crianças, jovens e adultos em tratamento de câncer. Conforme Elizabete, uma simples peruca pode mudar a autoestima de uma mulher. “A gente sabe que o tratamento do câncer é muito forte; com ele, vem a queda dos cabelos e isso acaba mexendo com a autoestima da paciente”, disse.

Solidariedade

Na última quarta-feira (30), 27 detentas da Cadeia Pública Feminina de Roraima, alunas da Escola Estadual Professora Crisotelma de Brito Rosa, cortaram seus cabelos e doaram para a produção de perucas. A ação foi realizada durante um trabalho sobre orientação e conscientização da importância da doação às pacientes que sofrem com a queda por conta do tratamento de câncer.

O CHAME foi convidado para receber a doação. Até o momento, 67 mechas de cabelos foram coletados e serão embalados e encaminhados à ONG Rapunzel. Para Elizabete, essa doação é o resultado positivo da colaboração de todos. “Todos abraçaram a campanha e tivemos uma participação muito boa da Cadeia Pública, algumas detentas cortaram o cabelo e nos convidaram para receber”.

Onde doar?

Quem tem interesse em doar cabelos e lenços, pode entregar o material no prédio do CHAME, localizado na rua Coronel Pinto, esquina com a avenida Ville Roy, nº 524, Centro. Outro ponto de arrecadação é a Procuradoria Especial da Mulher, também na avenida Ville Roy, nº 5717, Centro. Mais informações pelo telefone 98801-0522 ou por mensagem direta pelas redes sociais da Assembleia Legislativa (assembleiarr).

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: H. Emiliano