Pular para o conteúdo

Escolas públicas poderão ter programa de primeiros socorros

Profissionais de educação poderão ser treinados para lidar com situações de emergências nas escolas públicas. É o que prevê o projeto de lei aprovado nesta terça-feira (12), que cria o programa Lições de Primeiros Socorros. A matéria recebeu 16 votos favoráveis na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A proposta é do deputado Neto Loureiro (PMB). Ele explica que a iniciativa quer garantir que mais profissionais de educação tenham noções de como agir em situações de emergências, até que um profissional de saúde chegue ao local da ocorrência. “Dessa forma, muitas vidas serão salvas. O problema pode ser evitado caso as vítimas recebam, em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam.”

De acordo com a matéria, deverá ser disponibilizado um curso teórico e prático para os professores e funcionários das escolas, que serão treinados por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem, ou pelo Corpo de Bombeiros.

Os alunos do Ensino Médio também receberão lições de primeiros socorros ministrados pelos professores treinados para identificar situações de emergenciais, os números de telefone dos serviços públicos de atendimento, e a importância da calma nestas situações. A proposta cria ainda o selo “Lições de Primeiro Socorros” para a instituição educacional que estiver com o treinamento dos profissionais em dia. 

Diabetes

Ainda na área da educação e saúde, na sessão plenária de terça-feira (12) da ALE-RR, os deputados aprovaram o projeto de lei que institui a Semana de Prevenção e Combate ao Diabetes nas escolas públicas estaduais. A matéria recebeu 17 votos favoráveis, de autoria do deputado Eder Lourinho (PTC).

Os projetos de leis seguem para análise do Governo do Estado.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas