O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jânio Xingu (PSB), propôs que seja aprovada uma emenda à Constituição para que os agentes penitenciários atuem como polícia penal no Estado. O parlamentar fez a sugestão ao usar a tribuna na sessão plenária da ALE-RR, na manhã de quinta-feira (14).

O deputado explicou que está se articulando com os demais parlamentares sobre essa proposta, e que já conseguiu apoio de dez deputados. Xingu defendeu que essa proposta se baseia na PEC recentemente aprovada pelo Congresso Nacional, que cria polícia penal em nível federal. “Tudo o que fizemos, toda nossa conquista, ao longo dos meus mandatos, tem sido em prol desta categoria”, disse.

No pronunciamento, o parlamentar disse que vem trabalhando pela categoria na Casa Legislativa. “Quero dizer aos agentes, que estamos trabalhando no Orçamento para que vocês possam ter algum recurso, para rever perdas da categoria, as progressões”, disse.

Em aparte, o deputado Jorge Everton (MDB) afirmou que ao tomar conhecimento desta proposta, também vai assinar a favor da PEC. “Isso dará melhores condições de trabalho, e um resultado em prol da nossa sociedade”, disse.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Jader Souza e H.Emiliano

SupCom ALE-RR