Pular para o conteúdo

Simulações de emergência marcam encerramento do curso de primeiros socorros em Caracaraí

Mais de 40 pessoas terminaram primeiro módulo; segundo está previsto para ocorrer em 2020

O que você faria caso se deparasse com um capotamento com três vítimas? Ou se em uma festa houvesse pessoas em coma alcoólico com necessidade de socorro? Simulações de emergência em situações como estas marcaram o encerramento do curso de Primeiros-Socorros, no Núcleo da Assembleia Legislativa de Caracaraí.

Nas cenas, figurantes representavam vítimas do acidente de trânsito e do consumo excessivo de bebidas. Na noite dessa segunda-feira (2), os alunos do curso colocaram em prática todo o conteúdo aplicado em mais de um mês de aulas.

Parte dos cursistas são formados em áreas ligadas a Saúde, como Tamires Silva, que já cursou técnico em Enfermagem. Ela contou que há um ano precisou usar de técnicas de socorro para salvar o filho de cinco anos sufocado após engolir um bombom inteiro. “Meu filho se engasgou com o bombom e eu percebi quando ele começou a ficar roxo. Consegui salvá-lo antes de chegar ao hospital e graças a Deus estou aqui para salvar vidas”, comemorou.

Com mais conhecimento após a formação, a técnica em Enfermagem garante atuar em todas as situações encontradas pelo caminho. “Tenho certeza que todos nós aprendemos bastante para levar pra vida real”, ressaltou Tamires após concluir as avaliações práticas.

O enfermeiro Raimundo Soter, responsável por conduzir a turma de Primeiros-Socorros em Caracaraí. As técnicas ensinadas por ele são voltadas a leigos e atuantes na área da Saúde. “Sempre que ministramos esses cursos percebemos que as pessoas tem vontade de ajudar, mas têm medo por não ter conhecimento do que realmente deve ser feito”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí, Vaninha Andrade, antes da implantação do curso, houve uma pesquisa junto à população que apontou a necessidade de se ter a turma na instituição. “Muitos são técnicos e outros começaram o curso em técnico em enfermagem e precisam deste certificado para complementação de carga horária”, disse. Depois do recesso haverá o segundo módulo do curso de Primeiros-Socorros.

O Núcleo funciona na avenida Presidente Kennedy, número 1.115, no Centro de Caracaraí. No local são ofertados atendimentos com cursos de capacitação pela Escola do Legislativo e esportivos pelo programa Abrindo Caminhos, de segunda a sexta-feira, totalmente gratuitos.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: H. Emiliano

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas