Plano Diretor contribuirá no desenvolvimento do município de Iracema

Durante sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (6) em frente à Câmara de Iracema, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), entregou ao prefeito do município, Jairo Ribeiro (MDB), o Plano Diretor elaborado pela Assembleia Legislativa.

Jalser Renier destacou que a parceria com a Câmara e a Prefeitura de Iracema é um marco na vida da população. “Com a aprovação da Câmara, teremos um município preparado para identificar pontes que estão quebradas, bueiros que precisam ser consertados, vicinais que precisam de uma melhor trafegabilidade. É um ordenamento técnico que a Assembleia presenteia ao município, para que facilite o encaminhamento de recursos”, disse.

O Plano Diretor orienta a atuação do poder público e da inciativa privada na construção dos espaços urbanos e rurais com oferta de serviços essenciais, dando melhores condições à população. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Iracema, vereador Francisco das Chagas Cardoso, conhecido como Kiko (SD), o projeto deverá ser votado ainda no primeiro semestre do próximo ano. “A gente vai fazer um trabalho junto com a comunidade para debater o que é melhor para eles”.

O município não tinha como arcar com as despesas da elaboração do Plano, conforme informou o prefeito do município, Jairo Ribeiro (MDB). Segundo ele, a iniciativa contribuirá positivamente nas próximas ações da gestão. “A partir do próximo ano o Plano irá ajudar na captação de recursos para as áreas da saúde, educação, infraestrutura e esse é um pontapé em benefício da localidade”.

Para elaboração do documento, foram realizadas audiências públicas para que a população apresentassem suas demandas. A opinião dos moradores de regiões como Campos Novos, Rouxinho e outras áreas rurais também contribuíram para o projeto.

Cidadão Iracemense

Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, recebeu das mãos do presidente da Câmara de Iracema, Francisco das Chagas (SD), o título de Cidadão Iracemense, devido a sua atuação em prol do desenvolvimento do município.

Deputados explicam como Plano Diretor contribuirá na elaboração de projetos

Os deputados estaduais Renan Filho (Republicanos), Ione Pedroso (SD) e Jânio Xingu (PSB) e o deputado federal Otaci Nascimento (SD) acompanharam a entrega do Plano Diretor. Os parlamentares destacaram que o documento ajudará na elaboração de projetos e alocação de recursos ao município.

Em seu discurso, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Jânio Xingu, enfatizou que o Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento das cidades, pois direciona os gestores no encaminhamento de recursos destinados à escolas, hospitais, planejamento de bairros e de políticas públicas voltados à população. “Ele dará o norte para que a cidade cresça de forma organizada, atendendo as necessidades dos moradores”, disse.

Ione Pedroso comentou que o Plano ajudará os parlamentares na aplicação das emendas. “Por meio dele [Plano Diretor] vamos saber onde vamos colocar nossas emendas. É muito importante porque traz desenvolvimento, melhora a economia, dá estabilidade e qualidade de vida a população”, pontuou.

Renan Filho destacou que o papel dos deputados é ajudar a população e a elaboração deste Plano irá contribuir para isso. “A gente parabeniza a equipe técnica da Assembleia Legislativa e o presidente Jalser por presentear não só Iracema, mas todos os municípios do Estado”, comentou.

De acordo com o deputado federal Otaci Nascimento, a população de Iracema necessitava desse projeto “Essa ação irá impactar a vida das pessoas do município, que após 25 anos, está sendo contemplado com esse Plano Diretor”, enfatizou.

Texto: Jéssica Sampaio