Núcleo da Assembleia Legislativa forma 600 alunos em Mucajaí

Alegria e realização pessoal resumem a noite desta quarta-feira (11) para a população de Mucajaí, durante a entrega de 600 certificados para crianças, jovens e adultos, que concluíram cursos de idiomas, informática e capacitação no Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) da região.

Os certificados foram entregues pelo presidente da ALE-RR, Jalser Renier (SD), que avaliou o trabalho do núcleo desde ano como positivo.  “Desde o programa Abrindo Caminhos à Escola do Legislativo, nós temos vários cursos ofertados gratuitamente e eu estou muito feliz por dividir esse momento com a sociedade. Digo a vocês que vamos continuar com todas as essas ações, pois sentimos que nosso dever está sendo cumprido”, comemorou.

Os diplomas entregues são dos cursos de informática, inglês, espanhol, Libras (Língua Brasileira de Sinais), auxiliar administrativo, primeiros socorros, técnica de vendas, marketing em empreendedorismo e técnicas de recepção.

Um dos alunos que recebeu certificados é o jovem Francisco Pereira, de 18 anos, que concluiu sete cursos no núcleo. Ele explica que embora esteja terminando o Ensino Médio, aproveitou o tempo livre para enriquecer o currículo. “Eu não tinha nenhum curso e através da Escola do Legislativo, pude aumentar meu currículo para conseguir um emprego. Essa oportunidade foi única, nunca tive isso em outros lugares que são pagos, e aqui foi de graça “, elogiou.

Outra pessoa que recebeu o certificado foi a professora Ana Valéria Almeida, de 47 anos, que concluiu o curso de Libras básico. Ela procurou aprender a língua para se comunicar com alunos surdos na escola onde trabalha. “Os surdos precisam desse auxílio, podemos perceber que outros alunos que possuem outras deficiências têm comunidade e associação, e o surdo tende a ficar sozinho. Você aprendendo Libras, pode interagir”, disse.

Para a prefeita de Mucajaí, Eronildes Gonçalves, ao ofertar educação, esporte e lazer, o trabalho do Poder Legislativo contribui com o trabalho da gestão municipal ao proporcionar qualidade de vida para a população. “Se cada segmento fizesse como o Poder Legislativo está fazendo, tiraria a sobrecarga da gestão municipal. Porque nesse período de crise que estamos vivendo, é muito complicado para um gestor sozinho levar em tudo em seus ombros”, avaliou.

Apresentações

Para marcar o encerramento das atividades do Núcleo, houve apresentação dos alunos do programa Abrindo Caminhos, com balé, ao som de quatro canções. No esporte, os atletas de jiu-jítsu demonstraram as técnicas de luta para o público. Houve também uma simulação dos alunos que cursaram primeiros socorros, que mostraram como socorrer um bebê engasgado. A solenidade encerrou com apresentação musical em Libras.

Deputadas enaltecem trabalho do Poder Legislativo no Interior

Para a deputada Ione Pedroso (SD) o trabalho do Poder Legislativo em Mucajaí é uma forma de ficar mais perto da comunidade. “Esses projetos trazem muitos benefícios para a população”, disse.

Da mesma forma, a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) enalteceu atuação da ALE-RR por meio de programas como o Abrindo Caminhos e a Escola do Legislativo.

“Esses cursos fazem com que a vida das pessoas realmente se transforme. Acho isso muito importante: a Assembleia estar mais próxima das pessoas e trabalhar o tempo todo pelos municípios”, destacou.

Também participaram da solenidade o deputado federal Otaci Nascimento (SD), vereadores, lideranças locais e a população em geral.

Texto: Vanessa Brito

Foto: SupCom ALE-RR