Escola do Legislativo promove aulões de Raciocínio Lógico e Português

O segundo aulão de Raciocínio Lógico e Português ofertado pela Escola do Legislativo em Amajari ocorreu nesta sexta-feira (13), no plenário da Câmara de Vereadores do município. Entre as mais de 150 pessoas que lotaram a sala está a Francisca da Rocha, que desceu a serra do Tepequém, há cerca de 50 km da sede, para participar das aulas. Aos 52 anos, ela almeja uma vaga de assistente social no concurso da prefeitura da localidade.

Por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa, foi possível disponibilizar três aulões preparatórios para os moradores do município. O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), destacou que outras atividades serão levadas ao local. “Temos professores aqui e vamos conectar as ações da Assembleia com o município de Amajari, e fazer uma integração”, disse.

A primeira aula foi realizada na sexta-passada (6), e os encontros encerram na próxima sexta-feira (20). Esperançosa, Francisca garante que as aulas são uma forma de ajudar a garantir a vaga que deseja. “É uma grande oportunidade que nos foi oferecida e não poderíamos deixar passar né?!”

As matérias ministradas pelos professores Abel Mangabeira e Laeny Amaral, são básicas em concursos e seletivos, mas também em vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  A estudante, Ana Luíza Bríglia, de 16 anos, quer cursar Direito, e aproveitou para tirar as dúvidas com os professores.

Uma dificuldade destacada pela jovem é que o município não possui muitas oportunidades de preparo para essas provas. “Muitas vezes a gente não tem internet. Então o jeito é recorrer aos livros, mas não tem aquela ajuda extra, então é só a gente mesmo”, pontuou.

A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, explicou que há previsão de outras oportunidades disponibilizadas para os moradores. “A Escola trouxe essas duas disciplinas para iniciarmos, ver como a população aceitaria e realmente teve uma ótima aceitação. E para o ano que vem a Escola do Legislativo vai trazer novas propostas na área de capacitação, idiomas e dando continuidade aos preparatórios”.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Isaías Amarall