Moradores do Amajari comemoram recebimento do Plano Diretor

Com a Câmara dos Vereadores do Amajari lotada, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (SD), entregou ao Legislativo Municipal o Plano Diretor do município. O documento é responsável por nortear o desenvolvimento da região para a próxima década. A solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (13).

A Assembleia Legislativa, por meio do Centro de Apoio aos Municípios (CAM) realizou um mapeamento na sede do município, e de vilas como a do Tepequém, e as 21 comunidades indígenas que fazem parte do município. Além dos estudos técnicos, audiências públicas foram realizadas na região para ouvir as necessidades apresentadas pela população. Cinco municípios já receberam planos diretores elaborados pela Casa. Também foram contemplados: Normandia, Bonfim, Cantá, Iracema.

Na ocasião, o chefe do Poder Legislativo, Jalser Renier, explicou que o documento é um diagnóstico completo do que os municípios e vilas precisam para poder se desenvolver, levantamento realizado por profissionais especializados. Um dos pontos ressaltados no documento é a possibilidade de desenvolvimento explorando o potencial turístico da região.

“O que estamos apresentando é um plano de desenvolvimento escolhido pela população. Esse documento vai nortear os projetos referentes a todas as ações que o município de Amajari precisa. É um espaço que estamos oferecendo para que as pessoas possam apresentar seus projetos com uma base específica do que precisa ser resolvido”, disse Jalser Renier.

O sonho era antigo. Há mais de 20 anos o município tenta articular a contratação de profissionais para a construção do documento, mas por falta de recursos, isso não foi possível, segundo o presidente da Câmara Municipal, Edvilson Ribas (PTC). “A gente vem correndo atrás disso há muito tempo e hoje nós tempos a oportunidade de apresentar para a sociedade amajariense. Esse plano será apresentado hoje e passará por uma votação na Câmara para ver ser há a necessidade de acrescentar mais alguma coisa”, explicou.

Em seu discurso, a vereadora Vastí Santos (PP) esclareceu que o documento vai ajudar a regularizar as terras, dando possibilidade de moradores que vivem há anos no local, finalmente conseguirem um título definitivo. “Precisamos de investimento e políticas públicas e para isso agora nós temos o plano diretor para junto aos deputados podermos alocar recursos”.

Representando a Prefeitura de Amajari, o Secretário de Educação, Anderson Dias, ressaltou que com o Plano será possível sonhar com a construção de novas escolas, estradas, vicinais e pontes, o que facilitará o acesso da população ao ensino.  “Hoje nós temos na rede 1.200 alunos matrículas e através do Plano Diretor a gente vai ter esse norte para buscar a infraestrutura necessária para uma educação de qualidade”.

Estiveram presentes na solenidade a deputada estadual Ione Pedroso (SD) e o deputado federal Otaci Nascimento (SD) que apontaram a importância dessa parceria com os municípios.

“É uma preocupação existente no Estado e a Assembleia, na pessoa do presidente Jalser, identificou essa deficiência para os municípios. Ele e os demais pares fizeram com que o benefício chegasse”, destacou Otaci Nascimento.

Ione Pedroso, pontuou que com o documento, os anseios da população serão atendidos. “Vai trazer uma grande transformação para o município, uma reestruturação e saber onde realmente vai poder ser investido.”

Texto: Bárbara Araújo

Foto: SupCom ALE-RR