Pular para o conteúdo

Servidores da Defensoria Pública concluem curso de Espanhol ofertado pela Escola do Legislativo

Na manhã desta quarta-feira (18), os 37 servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE) que participaram das aulas de espanhol ofertadas pela Escola do Legislativo receberam os certificados de conclusão das atividades.  O curso é o resultado de um termo de cooperação técnica firmado no mês de junho entre a Assembleia Legislativa de Roraima e a instituição.

O curso foi ofertado nos módulos básico e intermediário, e atendeu à necessidade dos servidores que lidam diariamente com imigrantes, em sua grande maioria venezuelanos, que procuram por atendimento jurídico no órgão. Trabalhando há três anos na DPE, o assessor da infância e juventude, Raylton Macedo, explicou que o idioma facilitou o atendimento ao público. “Antes a comunicação era ‘na marra’, quando não entediamos corríamos para o Google Tradutor e, com o curso, melhorou muito”.

O curso de 60 horas foi realizado semanalmente. Durante esse período, os alunos desenvolveram um glossário com as principais dúvidas relacionadas ao idioma. A servidora pública Lindaura Chan destaca que todos tinham dificuldades no diálogo antes do curso. “Ocorria muita dificuldade tanto na parte da recepção, quanto na parte dos gabinetes, em entender quais tipos de atendimento eles buscavam”, comentou.

No encerramento das atividades, os alunos realizaram uma simulação de atendimento. A professora Aimara Allen foi quem ministrou as aulas e saiu satisfeita com os resultados. “Foi interessante conhecer a realidade deles que lidam diariamente com os imigrantes e estiveram interessados em melhorar esse atendimento. Eles saem daqui conseguindo compreender as situações que trazem as pessoas aqui”, disse.

Segundo o subdefensor público-geral, Oleno Matos, a DPE atende um público mais vulnerável e a capacitação supriu essa necessidade. “Esse curso voltado aos servidores do atendimento irá fazer com que possamos atender as pessoas com maior qualidade, dando a sensação de que os assistidos estão em casa”, destacou.

Novidades

No mês de agosto, 23 servidores participaram do minicurso “O Poder da Comunicação”, ministrado pelo professor Ademir Barros. Para o próximo ano a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, anunciou novos cursos voltados para a área de capacitação dos servidores da DPE, entre eles o segundo módulo do curso de Espanhol, Inglês e Libras.

 

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: H. Emiliano

SupCom ALE-RR

18.12.2019

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas