Plano Diretor entregue pela ALE-RR a Caroebe colabora com futuras melhorias para a região

O dia 1º de fevereiro de 2020 entrará para a história de Caroebe, localizado a 308 quilômetros ao sul de Boa Vista, com a entrega do Plano Diretor pela Assembleia Legislativa de Roraima. A solenidade ocorreu no fim da tarde deste sábado, na Praça dos Correios, no Centro do município.

Na presença de moradores, vereadores de Caroebe e municípios vizinhos, como São João do Baliza e São Luiz, parlamentares federal e estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), entregou ao prefeito Argilson Martins (SD), o documento para ser apreciado pelos vereadores em sessão plenária.

“A Assembleia mais uma vez contribui com o crescimento do município de Caroebe com as emendas dos parlamentares e agora com o Plano Diretor. Hoje o município tem condições reais de alavancar convênios oriundos de recursos federais”, destacou Jalser Renier.

Não ter recursos para execução de obras ou projetos é a realidade para muitos municípios do interior do Estado, contou o prefeito Argilson Martins. Ele adianta que irá à Brasília (DF) apresentar o Plano Diretor a bancada federal. “Agora temos as diretrizes e nós podemos buscar com os nossos parlamentares os benefícios. Agradeço ao presidente Jalser Renier por reconhecer que os municípios são carentes.”.

Caroebe foi a sexta cidade roraimense a receber o Plano Diretor elaborado pela Assembleia Legislativa de Roraima. Foram contemplados os municípios de Amajari, Cantá, Normandia, Iracema e Bonfim. Por intermédio do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), os planos diretores elaborados pela Assembleia foram desempenhados por 50 técnicos. O diretor do órgão do Poder Legislativo, Joaquim Ruiz, falou dos andamentos para as formações dos documentos. “Escutando as comunidades, indo nas vicinais para que hoje a gente pudesse entregar este Plano Diretor que dá as diretrizes nas áreas de educação, saúde, educação, infraestrutura para os próximos anos”.

Deputados reconhecem esforços do Poder Legislativo em ajudar na evolução do Estado

Os deputados Odilon Filho (Patri), Renan Filho (Republicanos) e Jânio Xingu (PSB) parabenizaram o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, pela realização do trabalho e apoio aos municípios do interior. “A Assembleia tem uma excelente equipe. Isso é um presente para as pessoas de Caroebe”, acrescenta Renan Filho.

Jânio Xingu fortalece o discurso ao complementar que o Plano Diretor balizará os gestores a implantar melhor os recursos públicos. “Facilita para os prefeitos aplicarem os recursos no lugar certo e não fazerem um ‘elefante branco’ em um local onde não vai ter utilidade e fará realmente uma obra útil a população”.

O deputado federal Otaci Nascimento (SD) aproveitou o momento para prestar contas de todos os recursos enviados a Caroebe, como a destinação de recursos para reforma do Ginásio, a aquisição de um carro para atender as demandas do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), construção de escola e creche na região de Entre Rios e na remessa de maquinário para atender a agricultura familiar.

O PLANO

A partir deste ano, os municípios com mais de 20 mil habitantes serão obrigados a ter o Plano Diretor, um documento com diretrizes básicas com a realidade da região, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, para execução nos próximos 10 anos. Com o Plano em mãos, as prefeituras terão mais acesso a convênios federais para ajudar no desenvolvimento das cidades.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Artur Scaramuzza