Aos 47 anos, a autônoma Clarice Jaworski assumiu uma nova missão em sua vida: a de cuidar da própria mãe, Teresa Jaworski, de 77 anos. Para prestar melhor auxílio à idosa, que sofreu dois AVC’s (Acidente Vascular Cerebral), ela decidiu fazer o curso de Cuidados com a Saúde da Pessoa Idosa, ofertado pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios.

Após se recuperar do segundo AVC, dona Teresa ficou com sequelas, que aos poucos foram superadas. Porém a memória ficou comprometida, causando esquecimentos pontuais, como por exemplo: fazer um café e datas como a do próprio nascimento. Foi uma fase difícil comenta Clarice. “Eu não tava entendendo muito bem o que tava acontecendo. E foi complicado compreender que ela não poderia mais ficar sozinha. Então tive que mudar minha vida”, afirmou.

Se dedicar a cuidar de alguém em tempo integral não é uma atividade fácil. Clarice sentiu a necessidade de buscar ajuda para melhor compreender a vida que a mãe passaria a levar. Foi nesse momento que ela soube do curso de Cuidados com a Saúde da Pessoa Idosa, ofertado pela Escola do Legislativo, em julho e agosto do ano passado.

“O curso me ajudou bastante. Nossa comunicação melhorou. Hoje eu entendo o jeito que ela age e como será daqui para frente. O entendimento sobre os limites e cuidados que ela precisa foi essencial para eu ter mais segurança em mim mesma, pois não sabia como agir em algumas situações”, destacou a autônoma.

E todo esse cuidado é reconhecido pela aposentada, que agradece a dedicação e o carinho da filha. “A velhice vai chegando, e a pessoa fica esquecida, não lembra mais de como fazer as coisas. Isso é difícil. Ela cuida bem de mim, com responsabilidade eu nem sei o que dizer”, disse dona Teresa.

Cuidados com a Pessoa Idosa

O curso ofertado pela Escola do Legislativo preparou profissionais e familiares de idosos para os cuidados na hora da administração de medicamentos, higiene, prevenção de acidentes domésticos, alimentação saudável, prática de atividade físicas, diagnósticos de dificuldades e promoção da inserção social do idoso.

A assistente social, especialista em gerontologia e saúde do idoso, Tereza Carvalho, foi quem ministrou o curso e para ela, a longevidade é uma realidade e o preconceito com a terceira idade precisa ser deixado de lado. “Não podemos mais pensar que vivemos em um país só de jovens, não, o Brasil está envelhecendo e precisamos nos preparar. Por essa razão, o curso de cuidador de idosos é importante para pensar no nosso próprio envelhecer e das pessoas que convivem conosco e em sociedade”, disse.

Para quem deseja se ter mais informações sobre os cursos ofertados pela Escola do Legislativo, basta ir à unidade de ensino, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Silvio Botelho. O telefone para contato é (95) 98402-3402.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR