Toda lei interfere de forma direta ou indiretamente na rotina do cidadão. Algumas legislações asseguram direitos, outras estipulam regras de conduta e comportamento. Portanto, conhecê-las e compreendê-las é fundamental. Os projetos de lei são apresentados e votados nas esferas municipal, estadual e federal.

Isso é o que será mostrado no documentário “Processo Legislativo”, produzido pela TV Assembleia de Roraima (Canal 57.3), que será exibido na emissora a partir desta quinta-feira (20) e terá três horários de veiculação: às 13h35, 17h30 e 20h.

A produção mostra a tramitação de uma proposta de lei dentro da Assembleia Legislativa de Roraima, como detalha o jornalista Johann Barbosa, que coordenou o projeto. “O documentário explica o que é o processo legislativo, que é uma etapa necessária pra que uma ideia, uma proposição se torne lei. A gente mostra os caminhos que essa proposta percorre dentro da Assembleia”.

O documentário ressalta a importância da participação do cidadão no processo legislativo, evidenciando como essa atitude pode mudar a vida dele e das pessoas que o cercam. “Dessa forma, ele poderá cobrar a aprovação daquela lei que ele quer que seja aprovada, ou entender por que ela não foi aprovada”, complementou o jornalista.

Toda a programação da TV Assembleia de Roraima também pode ser assistida pelo canal 57.3 da emissora de TV à cabo Sky. Posteriormente o material será disponibilizado também no canal do Poder Legislativo no Youtube (@assembleiarr), onde uma playlist reúne outros documentários produzidos pela emissora (https://www.facebook.com/assembleiarr/videos/210846643300765/).

Texto: Otacílio Monteiro

Foto: Arquivo / SupCom ALE-RR

SupCom ALE-RR