Mesmo em quarentena, mãe e filha alimentam paixão pela dança

Com a voz embargada, Adriana Menezes de Souza, de 31 anos mal consegue descrever o que sente ao ver a filha dançar. Ela é ex-dançarina e atualmente mãe em tempo integral. Ela e a filha, Sarah Bianca Menezes Borges, de 9 anos, aluna de jazz e ginástica rítmica do programa Abrindo Caminhos, dividem a paixão pela dança e juntas sonham com uma carreira profissional para a menina.

Apaixonada pela dança, Adriana até chegou a dançar em uma banda, mas sempre lamentou não ter podido se especializar e se aprofundar mais na área. Pela necessidade de se dedicar à filha e há família, ela não conseguiu fazer da dança sua atividade principal, mas alimenta essa paixão há nove anos dançando quadrilha em Boa Vista.

“Faço tudo que está ao meu alcance para que a Sarah realize os sonhos dela. Me sinto também realizada ao mesmo tempo. Quando mais jovem não tive a oportunidade que ela tem hoje, em fazer aulas de dança com profissionais”, contou.

Devido à pandemia, as aulas do Abrindo Caminhos estão suspensas, mas os professores estão passando atividades à distância, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, o que tem aproximado mais ainda mãe e filha, que podem até mesmo fazer os movimentos juntas.

Sarah faz aulas de dança no Abrindo Caminhos há três anos e além de ensinar a movimentar o corpo, o programa também a ajudou a enfrentar alguns desafios. A pequena tem um problema renal que causa perda de proteínas na urina, essa situação restringe a uma dieta em que não pode ingerir alimentos como refrigerante, por exemplo. Além disso, ela também enfrentou dificuldade em lidar com chegada do irmão mais novo, e contou com apoio psicológico do programa.

“Sou grata a toda a equipe do programa. Os cuidados que tiveram com minha filha e com minha família foram importantes para que Sarah compreendesse que o amor que sinto por ela não iria mudar com a chegada do irmão. Além disso, eles cuidam para que o lanche dela seja saudável e assim ela se sinta sempre acolhida”, agradeceu Adriana.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Jader Souza