Pular para o conteúdo

Professores orientam alunos a aproveitarem prorrogação do Enem para intensificar estudos

Diante do anúncio da prorrogação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os professores da Escola do Legislativo, instituição da Assembleia Legislativa de Roraima, analisam a medida como uma possibilidade a mais para os estudantes estudarem. Diante do fechamento de cursos preparatórios devido à pandemia de coronavírus, nesse ano a preparação vai exigir mais foco. A dica é que os alunos montem um cronograma, revisem conteúdos e tentem manter a disciplina e motivação.

“O ideal é que o aluno, para cada área do conhecimento, dedique pelo menos uma hora e meia de estudo diário. Quem tem uma rotina corrida, a dica é criar um cronograma de pelo menos vinte minutos de estudo por dia”, orientou o professor de Matemática da Escola do Legislativo, Jardel Sousa.

Jardel recomenda que o aluno estude primeiro os conteúdos que o estudante tem mais afinidade. “Faça uma lista dos assuntos que você tem mais facilidade para aprender, depois liste os conteúdos que você acha difícil. Na hora de estudar, intercale esses conteúdos, estude um pouco algo que acha fácil e depois algo difícil, com passar do tempo o estudante vai perceber o progresso dele”, concluiu.

Para Kleber Medeiros professor de História, pesquisar e resolver provas anteriores é uma boa estratégia. “Responda simulados das provas anteriores, para que você possa testar como está suas habilidades, baixe conteúdos na internet. Acima de tudo você deve fazer uma disciplina de estudo com você mesmo.”

É preciso atenção do aluno com a interpretação de texto, pois segundo o professor de Espanhol, Daniel Juan, muitos confiam que sabem da língua por ela ter uma semelhança com o português, mas isso pode ser uma pegadinha. “Nessa confiança é quando o aluno fica em perigo, o que deve ser feito é investir bastante tempo na leitura. A prova, de um modo geral, cobra muita interpretação de texto”, orientou.

O professor orienta também que os alunos pesquisem assuntos como uso de pronomes e saibam diferenciar as palavras idênticas ao português. “É importante também ficar atendo em notícias e jornais com a língua espanhola. Escolha jornais com uma fonte confiável, tente aumentar seu vocabulário em espanhol. Quanto mais você conhecer os significados das palavras, mais chance tem de acertar as questões da prova”, finalizou o professor.

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Arquivo

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas