Pular para o conteúdo

Em comunidade indígena, estudante conclui cursos profissionalizantes pelo celular

Por meio da plataforma de cursos virtuais, a Escola do Legislativo, instituição da Assembleia Legislativa de Roraima, está beneficiando alunos em vários pontos do país, incluindo as comunidades indígenas. Com um modelo de estudo flexível, e sem custo, o estudante pode fazer um curso de qualquer lugar, bastando para isso ter em mãos um computador ou celular com conexão à internet.

Foi assim que a índia macuxi Valterlina de Souza Pinto, de 23 anos, finalizou três cursos pela Escola do Legislativo, nas áreas de Auxiliar de Logística, Educação Especial e Direito Administrativo. Ela mora na comunidade indígena do Sucuba, a cerca de 15 quilômetros da sede do município de Alto Alegre, distante 85 quilômetros da capital, Boa Vista.

Para a estudante, participar de cursos virtuais foi uma novidade, mas com o suporte da equipe da Escola do Legislativo, ela conseguiu concluir as aulas. “Como não tenho computador, fiz todas as aulas pelo celular. Baixei o aplicativo da Escola e consegui acompanhar o conteúdo direitinho por lá”, contou.

Pelo aplicativo de celular, Valterlina teve acesso a videoaulas, apostilas, chats, interações com professores e colegas. “Tudo está a mão 24 horas por dia. Os professores são excelentes, estão sempre dispostas a ajudar e explicar. As apostilas são fáceis de entender. E o melhor de tudo todos os cursos são certificados”, destacou a aluna.

Além de Sucuba, outra comunidade indígena com alunos inscritos é Raimundão, também no município de Alto Alegre. Antes da pandemia, em ambas eram desenvolvidas atividades presenciais tanto da Escola do Legislativo (inglês, espanhol, informática e Libras – Linguagem Brasileira de Sinais) quanto do programa Abrindo Caminhos (futebol, jiu-jítsu, ginástica rítmica, coral, violão e zumba), por meio do Núcleo da Assembleia Legislativa no município.

Inscrições

Pela plataforma de ensino à distância da Escola do Legislativo, mais de 30 mil alunos já se inscreveram nos cursos ofertados pela instituição. A terceira etapa de matrículas está aberta e segue até esta quarta-feira (27). Foram ofertadas 12 mil vagas em 20 cursos. A inscrição pode ser feita no site da Assembleia Legislativa no endereço eletrônico: https://al.rr.leg.br/, no banner Plataforma EAD – Escola do Legislativo.

Quem já fez os cursos pode emitir os certificados pela internet. Para acessar o documento, o aluno deve clicar no nome de usuário utilizado na plataforma EAD. Segundo passo é clicar no documento, então aparecerá a opção de baixá-lo no computador ou aparelho celular, e então é só imprimir.

Texto: Sueda Marinho

Foto: Arquivo

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas