Pular para o conteúdo

Escola do Legislativo completa 17 anos com quase 70 mil inscrições

Morador do município de Iracema, Joás Braga, de 24 anos, sempre quis fazer cursos profissionalizantes e ter um bom currículo, mas não tinha condições de pagar por cursos na área que gosta, a informática.  Após conhecer a Escola do Legislativo, ele fez sete cursos gratuitamente na instituição e apesar de no momento estar desempregado, ele se sente pronto para o mercado de trabalho. A plataforma de ensino a distância permite que ele continue estudando na instituição, mas agora pela internet.

 

Ele conheceu a escola quando ainda morava em Boa Vista, em 2018, quando estudou presencialmente. Entre os cursos feitos por ele estão o de Informática Básica, Intermediária, Avançada, profissionalizante para garçom, atendimento ao cliente e atendente de farmácia, auxiliar administrativo e auxiliar de almoxarifado. “Venho me capacitando cada vez mais, hoje eu tenho um ótimo currículo. Eu gosto das aulas da Escola do Legislativo, os professores ajudam abrir a mente, eles nos preparam para o mercado”, disse Joás.

 

A Escola do Legislativo Cursos Preparatório completa 17 anos de fundação nesta quarta-feira (24). Desses, três anos são dedicados a atender a população, com educação gratuita de qualidade. O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, pontuou que presencialmente, a instituição já levava suas atividades para os municípios, mas que agora, com as aulas pela internet, foi possível alcançar alunos de todo o Estado.

 

“Na nossa gestão levamos conhecimento para todo o Estado. Depois da pandemia não paramos com nosso trabalho, temos a plataforma EAD, levando ensino a distância para todas as pessoas que estão estudando e se preparando. Me sinto feliz por termos uma escola levando oportunidade para que todos possam estudar, aprender e crescer”, disse Jalser.

 

A instituição oferta cursos de qualificação nas áreas de saúde, educação, jurídica, informática, idiomas, além de preparatórios para concursos públicos e vestibulares. Mais de 28 mil alunos já foram atendidos de forma presencial em 222 cursos ofertados. Em abril a instituição inaugurou a plataforma EAD. Em 3 etapas já ofertou 35 cursos, com mais de 41 mil inscrições.

 

Inaugurada em 2003, a Escola do Legislativo tinha como prioridade inicialmente atender os servidores, mas em 2017, o presidente Jalser Renier estendeu a escola para a comunidade, e foi mais longe, levando a instituição para moradores do interior, comunidades indígenas e imigrantes.

 

A servidora Adriana Cruz foi uma das primeiras diretoras da instituição e para ela é satisfatório ver como a Escola do Legislativo vem crescendo e se desenvolvendo todos os anos. “Como servidora desta Casa eu me sinto muito orgulhosa do trabalho que tem sido feito pela Escola do Legislativo, principalmente hoje atendendo de forma primorosa a comunidade roraimense. Graças a essa instituição que muito jovens conseguem hoje ingressar em uma universidade”, disse.

 

Entre os feitos da instituição estão turmas de informática para a terceira idade, cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de Educação Especial. No ano passado a Escola iniciou um programa de intercâmbio para alunos dos cursos de idiomas. O primeiro destino foi Malta, na Europa, e o próximo será a Argentina.

 

A diretora da instituição, Cristina Mello, destacou que nesses últimos anos a Escola do Legislativo vem sendo destaque na capacitação de pessoas para o mercado de trabalho, vestibulares e concursos públicos. “Já formamos muitos alunos, temos vários frutos no mercado de trabalho, nas universidades, e também como servidores públicos. O nosso trabalho é oferecer educação e mudar a vida das pessoas”, finalizou a diretora.

 

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Arquivo

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas