Casa, filhos, trabalho. Quando surge um tempo livre, estudar. Assim é a vida para Maria de Fátima e Rosângela Bezerra, alunas do preparatório online da Escola do Legislativo para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ambas já passaram dos 30 anos e mesmo assim não desistiram de sonhar com uma vaga no ensino superior.

Maria de Fátima Souza tem 39 anos e trabalha como auxiliar administrativo. A dedicação à família a fez postergar por diversas vezes os objetivos de vida. Agora, ela recebe ajuda da filha Letícia Sousa, de 17 anos, nos estudos. As duas estudam pelo preparatório da Escola do Legislativo e complementam os estudos em casa. “Ela vai me ajudando nas dificuldades que eu tenho”, complementou.

“Quero me qualificar porque a gente deixa pra trás, mas agora quero ir pra frente, crescer e me preparar melhor para uma faculdade e a EaD dá muita chance pra gente”, acrescentou Maria de Fátima. Ela almeja o curso superior em Administração. “Nunca é tarde para estudar e quem quer crescer na vida não pode parar”.

Já Rosângela Bezerra tem 45 anos. O Enem para ela representa mais do que a chance de entrar para faculdade. “Falar de Enem é falar de dedicação, comprometimento, de renúncias, é a peça fundamental para quem quer chegar no ensino superior”. De olho no curso de Farmácia, ela criou um espaço para se dedicar. “Tenho uma rotina de estudos bem criteriosa onde pretendendo seguir passo a passo de tudo o que for proposto ao dia”.

O preparatório para o Enem da Escola do Legislativo, na modalidade a distância, iniciou no dia 24 de junho e seguirá até o dia 20 deste mês. Mais de 860 pessoas confirmaram participação e destes, 391 têm mais de 30 anos, enquanto 359 estão na faixa etária de 17 a 20 anos. As aulas estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa de Roraima e no aplicativo da Escola do Legislativo com material e certificação gratuitos.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza / Arquivo Pessoal

SupCom ALE-RR