O clássico filme Up – Altas Aventuras ganhou uma dublagem especial feita por oito alunos de teatro do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. A turma e os professores buscam maneiras de reinventar a forma de atuar em tempos de isolamento social.  Assista aqui: https://youtu.be/_y00onEMKsc

A ferramenta escolhida para a prática foi a rede social TikTok, voltada para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos recursos como filtros, legendas, trilha sonora, gifs, cortes e outras formas de usar a criatividade. O aplicativo se tornou muito popular, principalmente entre os jovens, com cerca de um bilhão de usuários no mundo.

 

Para a professora, Kaline Barroso, essa atividade foi uma das formas de dar continuidade aos assuntos que os alunos já haviam aprendido em sala de aula. “Nós escolhemos trabalhar com o TikTok através da dublagem, pois tem tudo a ver com vários exercícios que nós utilizamos dentro da sala de teatro”, explicou a professora.

A escolha do filme foi feita pelos próprios alunos, com aprovação dos professores. “Eles escolhem e passam pra gente, com isso verificamos se o conteúdo pode ser usado e também damos sugestões, somos educadores e estamos diretamente acompanhando o que eles fazem, para que possamos conduzi-los a um caminho correto”, ressaltou Kaline.

Atuação e interação

Kamylly Emanuelle, de 17 anos, é aluna na turma de teatro do programa Abrindo Caminhos há 4 anos. Para ela, essa atividade ajudou a turma a continuar atuando, com a ajuda das redes sociais.

“Muitas pessoas estão usando esse aplicativo, e a nossa professora percebeu que poderíamos usar pra gente atuar, e também aproximar a turma”, disse. “Eu achei muito legal a interação com todo mundo, isso faz com que a gente fique próximos e deixe esse momento pra trás através do teatro”, disse a aluna.

Poemas e textos

As atividades não vão parar, e a professora já adiantou que vem novidade, para trazer alegria por meio do teatro nesse momento de pandemia. “Tem sido uma descoberta para todos nós, nós estamos nos reinventando, e os próximos passos para a turma de teatro é fazer cenas curtas com poemas e textos que falem sobre esperança, sobre fé e amor”, finalizou a professora.

Para a diretora do Programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, é importante manter o contato e a interação com os alunos nesse momento de distanciamento social. “Nós sabemos que esse cuidado que temos com nossos alunos é essencial para a saúde mental de todos nós. A proposta do Abrindo Caminhos e sempre estar perto e incentivar, para que eles sintam que estamos próximos dando todo apoio possível.”

A dublagem realizada pela turma e outras atividades do programa Abrindo Caminhos podem ser vista nas páginas da Assembleia Legislativa de Roraima, no Facebook, Youtube e Instagram. Para acessar basta procurar por @assembleiarr.

Texto: Ana Lucia Montel

Foto: Reprodução

SupCom ALE-RR