Pular para o conteúdo

Curso da Escola do Legislativo aborda cuidados com a internet no ambiente de trabalho

Ao abrir sites na internet, você já deve ter se deparado com banners ou links suspeitos que aparecem inesperadamente na tela do computador. É preciso cuidado, pois isso pode esconder programas mal intencionados. O perigo fica ainda maior quando se trata do ambiente de trabalho. Este é o foco do curso Segurança na Internet no Ambiente de Trabalho, ofertado on-line pela Escola do Legislativo.

O analista de sistema Mário Kitamura já viu muita gente cair nas armadilhas do mundo virtual. “Tem que ter muito cuidado, e sempre deixar um antivírus ativado no computador. Se um vírus entrar no seu aparelho, você pode ter problema com seu computador, ele não deixa você acessar mais nenhum arquivo do seu computador, pode ser documento, planilha”, disse.

Para não cair nessa cilada, é preciso ficar atento para alguns cuidados. “Em hipótese alguma clique em links que aparecem no seu e-mail, a não ser que você tenha certeza que é um link confiável. Se for colocar um pen drive no computador tenha certeza que esse computador tem antivírus”, orientou Mário.

Ambiente de trabalho 

O curso ofertado pela Escola do Legislativo é fruto de uma demanda dos próprios alunos da instituição, que pediram uma qualificação sobre as armadilhas e cuidados na internet.

Quem ministra as aulas é o professor Roniere Freitas, e segundo ele, os alunos aprendem conceitos básicos de segurança da informação. “Como confidencialidade, integridade e disponibilidade desses dados, e também os ataques feitos pela internet aos computadores. É importante entender que meios utilizar para sua defesa”, explicou o professor.

Durante o curso, os alunos também aprendem sobre como utilizar melhor a internet no ambiente de trabalho. “Sabemos que tem algumas regras, não é simplesmente como o uso da internet você faz no seu uso pessoal, a gente também aborda algumas etiquetas utilizadas no uso da internet pra você saber se comunicar melhor”, finalizou.

O curso foi disponibilizado na última etapa de cursos a distância da Escola do Legislativo. Para não deixar seu computador à mercê dos perigos da internet, o melhor é entender do assunto. Para isso, basta ficar atento às próximas turmas, que devem ser formadas em breve. Todas as informações podem ser encontradas no site da Assembleia Legislativa de Roraima, no endereço www.ale.rr.leg.br.

 

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas