Pular para o conteúdo

Programas da ALE-RR promovem lives sobre crimes virtuais e valorização da vida

Há quem diga que a internet é uma terra sem lei, mas não é bem assim. Nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, pela TV Assembleia (canal 57.3) e pelas redes sociais da Assembleia Legislativa de Roraima como Youtube e Facebook (@assembleiarr), será transmitida uma live sobre crimes virtuais, com os professores Lausson Magalhães e Izadora Rodrigues, da Escola do Legislativo.

Os crimes virtuais, ou crimes cibernéticos, ocorrem pela internet de diversas maneiras como links falsos, captação de informações pessoais por meio de golpe eletrônico ou até mesmo em sites não confiáveis com informações compatíveis a uma página de marca ou produto oficial.

Entre as abordagens estarão os conceitos de crimes virtuais, o estelionato eletrônico, crimes empresariais, as investigações, danos causados aos internautas, características dos cibercriminosos e legislações vigentes sobre o assunto.

Nesta live os professores responderão as dúvidas de internautas sobre tipos de crimes virtuais, onde buscar ajuda e o que fazer diante de uma situação de perigo. “Hoje, devido a pandemia, notamos que as compras virtuais aumentaram e, com isso, a população tem que ter mais cuidado na hora de fazer ou adquirir algum produto de forma virtual”, explicou o professor Lausson Magalhães.

Para evitar ser mais uma vítima desse tipo de ação criminosa, a professora Izadora Rodrigues orienta as pessoas a terem mais atenção. “Printar essa conversa errada, juntar todos os documentos e registrar um boletim de ocorrência para que imediatamente as autoridades policiais possam investigar e achar um culpado”, pontuou.

Valorização da vida

Em referência à campanha Setembro Amarelo, o Abrindo Caminhos realizará na quinta-feira (17), a partir das 19h, também pela TV Assembleia e redes sociais, uma live com o tema “Uma voz amiga pode salvar vidas”, com a psicóloga Adria Almeida e a participação de adolescentes atendidos pelo programa da Assembleia Legislativa de Roraima.

A proposta é despertar os cuidados para com a saúde mental dos jovens e conversar sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio. O bate-papo será sobre medos, angustias, dicas de jogos, filmes, perspectivas para o futuro.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas