Pular para o conteúdo

Invenções brasileiras são destaques em vídeo para alunos de informática do Abrindo Caminhos

Alguém duvida que o povo brasileiro tenha criatividade aguçada para grandes invenções? Para abordar o assunto com alunos do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, o professor de informática, Eubert Botelho, reuniu as seis principais invenções desenvolvidas por brasileiros em um vídeo. O conteúdo intitulado “Invenções criadas por brasileiros” está disponível nas redes sociais da Assembleia Legislativa (@assembleiarr).

O exemplo mais famoso é o avião, criado por Santos Dumont, inicialmente conhecido por 14-Bis. Essa invenção chamou a atenção da aluna Helen Lima, de 9 anos. Ela fala que não sabia sobre o avião ter sido criado por um brasileiro e destaca à vontade em desenvolver as próprias invenções. “Quando eu crescer, quero poder inventar coisas também”, afirmou após ver o vídeo enviado pelo professor no grupo de WhatsApp da turma.

A mãe de Helen, Janaina Lima, reforça que este tipo de material auxilia no desenvolvimento da filha e dos colegas de curso. “Para mim, é muito importante vídeos como esse, que trazem conhecimento não só para meus filhos, mas para a gente também”.

A decisão de manter os alunos informados nesta pandemia do novo coronavírus fez o professor Eubert Botelho elaborar conteúdos lúdicos e de fácil entendimento. “Os vídeos são uma forma de prender a atenção deles e não os deixar ociosos”, destacou.

Segundo o professor, a escolha do assunto sobre criações brasileiras foi motivada por muitas pessoas desconhecerem o que é produzido aqui no País. “O vídeo foi criado no intuito de valorizar as criações daqui do Brasil, além de despertar nas crianças a criatividade delas”, enfatizou o profissional.

Informática

Além deste, outros cinco vídeos foram produzidos relacionados a tecnologia, história, videogames e profissões do futuro. Com as adaptações, as aulas remotas são realizadas com o apoio dos pais e professores no intuito de contribuir no ensino dos alunos.

As aulas de informática do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, atendem 210 crianças divididas em turmas do básico ao avançado, em idades entre 8 a 17 anos. Devido a pandemia, as aulas presenciais estão suspensas.

Curiosidades  

Além do avião, outras criações abordadas no vídeo são o rádio, desenvolvido por Roberto Landell de Moura; a máquina de escrever, criada pelo padre Francisco João de Azevedo; o identificador de chamadas, conhecido por bina; e até mesmo o escorredor de arroz foram criações desenvolvidas por brasileiros.

Texto: Bruna Gomes

Foto: Jader Souza

SupCom ALE – RR

05.11.2020

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas