Pular para o conteúdo

Procon Assembleia fiscaliza preços do botijão de gás em Boa Vista

O Procon Assembleia realizou nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), uma pesquisa de preços nas distribuidoras de gás de cozinha em Boa Vista. O levantamento foi feito em 40 estabelecimentos. O resultado das pesquisas será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br).

Mensalmente, o Procon Assembleia analisa os valores do botijão de gás nas revendedoras da capital, para fiscalizar os preços e ajudar o cidadão a escolher o melhor custo-benefício. O levantamento realizado estará disponível a partir da próxima semana no site da Assembleia Legislativa de Roraima.

O advogado do Procon Assembleia, Gregório Nunes, explicou que a medida busca evitar cobranças abusivas, considerando os recentes aumentos anunciados pela Petrobras. “A nossa função é fiscalizar se esses reajustes não são repassados ao consumidor final com um valor abusivo, além de informar a população sobre o levantamento dos preços realizados pelo Procon Assembleia”.

Em 2020, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o aumento cumulativo do gás de cozinha foi de 21,9% até então. A comerciante Iracy de Souza, de 65 anos, tem um mercantil localizado no bairro São Vicente. Ela também revende botijas de gás e contou como tem lidado com os recentes aumentos. “Decidimos não cobrar taxa de entrega nas botijas de gás, assim o produto não é encarecido ainda mais para nossos clientes”.

Cristiane Bezerra, de 31 anos, é autônoma e sobrevive da venda de perfumes e das faxinas que realiza para complementar a renda da família, que vive no bairro Senador Hélio Campos. Ela é mãe de dois filhos e os novos reajustes no valor do botijão devem pesar no orçamento familiar. Cristiane adotou medidas para poupar o máximo o consumo de gás. “Tenho evitado cozinhar coisas que levam muito tempo ao fogo. Também não tenho utilizado o forno com tanta frequência para poupar o máximo possível”.

Os consumidores que constatarem preços abusivos nas distribuidoras da capital devem fazer as denúncias ao Procon Assembleia no telefone (95) 98401-9465. A sede fica localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamentos prévios.

 

Texto: Bruna Gomes

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas