Pular para o conteúdo

Escola do Legislativo fecha 2020 com 33 mil alunos atendidos em cursos virtuais

Neste ano, 33 mil alunos foram atendidos pela Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, mais que os 28 mil alunos atendidos nos três anos anteriores. A explicação está na tecnologia. Neste ano, a sala de aula foi a tela do celular ou computador. Durante a pandemia da covid-19, para a comunidade não ficar sem acesso à educação, a instituição lançou a plataforma de ensino a distância, que facilitou o acesso dos alunos aos cursos, atendendo inclusive pessoas do interior, áreas indígenas e de outros estados.

Um destes cursos foi fundamental para a diarista Lucilene Ferreira, de 35 anos, que movida pela esperança de dar uma vida melhor para os quatro filhos, se inscreveu no concurso para agente penal da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Com o curso preparatório virtual ofertado pela Escola do Legislativo, ela conseguiu nortear os estudos. “Eu estava bem perdida, por mais que tenha emprestado dois livros, eu não sabia por onde começar, e com o curso ficou mais fácil”.

Atualmente, Lucilene e o marido moram em uma casa simples no bairro Dr. Airton Rocha, e durante o dia, ela tentava conciliar o trabalho, com os estudos, além de tirar um tempo para ajudar os filhos nas lições escolares. “É puxado conciliar tudo, por isso ajeitei meu horário para fazer as coisas na parte da manhã, e na parte da noite eu sento e vou estudar, porque não é fácil estudar com as crianças aqui”, explicou.

Ela estava há 13 anos sem estudar, desde que terminou o Ensino Médio. Agora não desgruda dos livros e do conhecimento, pois deseja ser universitária. “Eu pretendo continuar estudando, continuar fazendo outros cursos que vierem na frente. Eu tô pensando em fazer vestibular ano que vem, para fazer uma faculdade de Administração”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), histórias como a de Lucilene mostram que o Poder Legislativo está no caminho certo ao investir em educação. “A Escola do Legislativo tem mudado a vida de muita gente. Nós ficamos muito felizes de saber que a dona Lucilene, com muito esforço, dedicação e carinho, acompanhou o curso preparatório na nossa plataforma de ensino a distância, uma grande oportunidade para conquistar a estabilidade financeira”.

Aulas

Além do curso preparatório para a Sejuc, foram ofertadas mais de 100 turmas nas áreas de saúde, educação especial, idiomas, marketing, preparatório jurídico. Ao todos, foram registradas cerca de 100 mil inscrições, considerando que cada aluno pode se inscrever em até três cursos.  Os cursos virtuais continuam após a pandemia, para complementar as aulas presenciais.

Além do preparatório, no mês de agosto, a Escola do Legislativo realizou o Aulão da Aprovação, para esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o edital do concurso da Sejuc. O conteúdo foi transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3), com interação dos alunos pelas redes sociais do Poder Legislativo.

No mesmo formato, houve uma aula interativa sobre os cursos de Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos e Informática.  Também houve a live Encontro de Idiomas, para falar sobre as diferenças e semelhanças entre o português e espanhol.

Novidade para 2021

 

No próximo ano, a Escola do Legislativo terá uma nova sede, no bairro Liberdade. A proposta é deixar a instituição mais acessível para os moradores da capital. Com essa mudança, a instituição terá capacidade para receber até 1.200 alunos por dia.

Outra novidade é a ampliação de atividades como o laboratório de robótica, um anseio antigo da gestão, além de cursos nas áreas de cozinha, panificação e confeitaria.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Jader Souza/Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas