Deputados estaduais destinam R$ 9 milhões em emendas para estradas em Rorainópolis

Os deputados estaduais Renato Silva (Republicanos), Eder Lourinho (PTC), Neto Loureiro (PMB) e Evangelista Siqueira (PT) destinaram, juntos, mais de R$ 9 milhões em emendas para recuperação de estradas vicinais em Rorainópolis. As obras começaram nesta quinta-feira (4), após assinatura da ordem de serviço pelo governador Antônio Denarium.

Renato Silva, Neto Loureiro, Evangelista Siqueira e representantes do Governo do Estado visitaram as vicinais para oficializar o início dos trabalhos. O investimento total é de R$ 9.362.348,63, para recuperar e fazer a manutenção nas vicinais do 01 Rabo da Cobra, 02 Equador, 02 Trairi, 03, 04, 06, 09, 13,19 e 31. No total, serão recuperados mais de 173 quilômetros em estradas no Sul do Estado, além de pontes substituídas por galerias de concreto.

Para o deputado Evangelista Siqueira, a obra atende a um anseio antigo da população. “Rorainópolis é o maior município do Estado. O povo clama por assistência seja pelo Governo ou pela Assembleia Legislativa de Roraima, e andando por essas vicinais, a gente ouviu muito o clamor da população que tem dificuldade para transitar no inverno, tem dificuldade para escoar produção”.

O deputado Neto Loureiro destacou que a recuperação nas vicinais contribuirá para o desenvolvimento do município. “Então realmente é uma forma de ajudar a população de Rorainópolis, e muitos agricultores que para escoar a produção, precisam ter uma boa estrada para fazer o deslocamento”.

O parlamentar Renato Silva concorda, ao relatar que no período de chuvas nas vicinais, produtores rurais enfrentam dificuldades para se deslocarem. “Nós podemos ver aqui que tá chegando o inverno e a qualidade da estrada, como é que fica? Agora as máquinas já estão aqui e em breve os moradores vão ter uma estrada de qualidade”.

Obra

O governador Antonio Denarium destacou a parceria com o Poder Legislativo para concretizar essa mudança, que vai gerar emprego e renda para a população. “Com essas emendas, 173 quilômetros de estradas serão recuperados em Rorainópolis. Estamos trabalhando para dar o direito de ir e vir das pessoas, escoamento de produção e o transporte escolar, melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.

Segundo a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), as obras têm a previsão de serem concluídas em até 180 dias.

Quem está feliz com essa notícia é o segurança hospitalar Antônio Souza, que mora perto da vicinal 3, uma das estradas contempladas. Ele contou que em tempos de chuvas, fica difícil de transitar de moto por conta da lama e dos buracos. “Hoje a gente fica muito agradecido, porque essa vicinal era esquecida. E agora, graça a Deus, parece que vai para a frente. A gente só tem a agradecer”.

O vice-prefeito do município, Pinto do Equador (Republicanos), contou que há 20 anos as vicinais estão nessa situação, precisando de recuperação. “Pela primeira vez o Governo do Estado junto com os deputados está tendo essa atenção especial para o povo de Rorainópolis, principalmente para os produtores rurais”. O evento contou ainda com a presença dos vereadores do município.

Em Rorainópolis há produção de laranja, cupuaçu, limão e abacaxi, comercializados na cidade, em Boa Vista e no estado do Amazonas.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade