Pular para o conteúdo

Garçons ou quem deseja exercer a profissão pode aprender técnicas na Escola do Legislativo

Bares, restaurantes, café e outros estabelecimentos, quem nunca foi atendido por um garçom? Esse profissional lida com vários tipos de clientes, o que exige uma postura e domínio na arte de servir. Em Roraima, quem deseja exercer essa área ou se atualizar, pode se inscrever no curso virtual da Escola do Legislativo (Escolegis), até terça-feira (16), gratuitamente. 

 

A instituição está ofertando 1.454 vagas no curso de Técnicas para Garçons módulos I e II. Atuar nessa profissão é muito mais do que segurar uma bandeja, explicou o professor da modalidade, Fernando Vieira. Ele adiantou que no módulo I, as pessoas vão conhecer o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) que rege o serviço. Também se familiarizaram com as ferramentas de trabalho como tipos de pratos, suportes e talheres. “Como carregar uma bandeja, como se portar na frente do cliente, postura, apresentação pessoal e etiqueta, saber trabalhar em equipe, reconhecer toda e qualquer estrutura de um restaurante, seja bares”.  

 

Já no módulo II, os alunos poderão aprender dobras de guardanapo e saber preparar os principais drinques. “Com ênfase em montar uma mesa place adequadamente conforme manda a etiqueta, inglesa e francesa, conhecer os vinhos, suas nomenclaturas e saber dizer se é seco ou suave, e a sabrage que é uma técnica francesa criado por Napoleão Bonaparte que pega uma espada e abre o champanhe”.  

 

Apesar das aulas serem em formato virtual, o professor explicou que não perderá a qualidade de um ensino presencial, haverá material didático, vídeos, exercícios teóricos e práticos. Os alunos poderão tirar dúvidas por meio do Fórum da plataforma. “Estamos em pandemia e fizemos várias adaptações, ensinando passo a passo”.  

 

Para o garçom Eledilson Baía que atua na área há 20 anos, essa oferta de aulas sem custos, fortalece e valoriza o trabalho da categoria, principalmente neste momento da pandemia da covid-19.  Ele é presidente do Sindicato dos Garçons, atualmente são 500 profissionais. “A iniciativa do Poder Legislativo em ofertar cursos de técnicas para garçons é uma oportunidade para aqueles que não tem qualificação profissional e para aqueles que ainda não conseguiram pagar um curso dessa modalidade, para que possam usufruir, se qualificar e participar de um seletivo e ter uma oportunidade a mais dentro do setor de turismo”.  

 

INSCRIÇÕES – Quem ficou interessado deve ser inscrever no site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br).

Além desse curso, a Escola do Legislativo também está ofertando Educação Especial módulos I, II e III, libras (Língua Brasileira de Sinais), Marketing para as Redes Sociais, Auxiliar Administrativo Comercial e Departamento Pessoal. Na área de idiomas, Inglês e Espanhol de nível básico. Cada modalidade terá 727 vagas disponíveis. O requisito é ter acima de 14 anos.   

As aulas começam no dia 18 deste mês e encerram dia 1º de abril, com direito a certificação. 

 

Texto: Vanessa Brito 

Foto: Jader Souza 

Supcom ALERR 

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas