Comissão de Agricultura acompanha processo de produção de frutas em Bonfim

Neste sábado (20), o presidente da comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Gabriel Picanço (Republicanos) acompanhou o andamento do projeto piloto de produção de melão e melancia padrão exportação, em Bonfim, na região norte do Estado. O deputado participou de um dia de campo, na fazenda Lusitânia, organizado pelos produtores, com apoio do governo do Estado.
Na ocasião, Gabriel Picanço  se disse surpreso com o “considerável”  volume de produção, parabenizando os pioneiros no setor.  O parlamentar adiantou que a comissão de Agricultura vai continuar acompanhando a produção agrícola no Estado, tanto de hortifruti, como das demais culturas e se colocou à disposição para atender as demandas e contribuir no desenvolvimento agropecuário, em Roraima. “Claro, tudo o que for possível fazer dentro da nossa atribuição na Assembleia Legislativa de Roraima não vamos medir esforços. Nosso objetivo é que o Estado dê certo”.
O deputado Coronel Chagas (PRTB) também acompanhou os resultados do projeto. “O que nós precisamos fazer é continuar apoiando os produtores, pois tudo isso vai gerar emprego, renda e vai melhorar a economia do nosso Estado”. O parlamentar destacou a preocupação do governo do Estado com a recuperação de estradas vicinais para escoar a produção. Outro fator importante, segundo ele, é a segurança jurídica das terras e o apoio da Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Dia de Campo
Os produtores do grupo Pioneiros realizaram um dia de campo para mostrar os resultados de um projeto piloto de produção de melancia e melão, que conta com o apoio do governo do Estado e da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutos e Derivados). A iniciativa tem a participação de dez produtores roraimenses que, desde 2019,  utilizam tecnologia de ponta  e seguem padrões internacionais de exportação.
“Estamos implementando várias culturas que vão contribuir na renda dos produtores. Introduzimos o melão no Estado com alta tecnologia, um produto de excelente qualidade e está sendo vendido para todo o Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba”, explicou o governador Antonio Denarium, acrescentando que uma mediação já está sendo articulada para “comercialização e a exportação dessas frutas para a Europa”.
O projeto piloto, que tem a assistência técnica da Seapa, já produziu 300 toneladas dos frutos. Quem faz parte do grupo é o produtor Jorge Lopes, proprietário da fazenda Lusitânia. “Este ano, estamos na continuidade, tentando firmar esse momento que é a exportação, não estamos parados, estamos produzindo e aperfeiçoando as técnicas que a empresa nos trouxe e incentivar assim que possível a exportação”.
Na visita, estavam presentes vereadores e o prefeito do município, Joner Chagas (Republicanos), além de representantes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e outras autoridades locais.  Além da produção de melão e melancia, os visitantes puderam conhecer cultivos como cebola e maracujá.
Texto: Vanessa Brito
Foto:  Tiago Orihuela