Pular para o conteúdo

CPI da Saúde e Polícia Civil de Roraima firmam acordo para análise de processos

Os deputados membros da CPI da Saúde (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa de Roraima entregaram à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (22), três volumes de processos sobre investigação de contratos ligados à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) relacionados a covid-19. Os documentos sigilosos são referentes a quebra de sigilos fiscal, telefônico e bancário solicitada pela Comissão em 2020.

As instituições firmaram acordo de cooperação técnica para análise dos processos. Ao todo, 10 pessoas estão envolvidas nesta investigação, sendo sete empresas e três pessoas físicas. “Chegamos no ponto que precisamos de análise técnica para essa investigação, fazer o cruzamento das informações para que a gente possa formar a convicção de todos os membros da CPI, especialmente do relator, quanto às pessoas que vão ou não serem indiciadas”, explicou o presidente da CPI, deputado Coronel Chagas.

Pela complexidade do conteúdo, os investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos e do Distrito de Combate a Corrupção terão tempo necessário para avaliação e posterior informação à CPI. Em relação ao prazo, Coronel Chagas acredita que todo material será entregue em breve, pois a Polícia Civil tem outras demandas para solucionar. “O tempo será aquele necessário para fazer uma análise perfeita de toda essa documentação”, frisou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Herbert Amorim Cardoso, expressou satisfação pela confiança depositada pelos parlamentares da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima na formação deste acordo. “É um trabalho complexo, documentos específicos e nós temos técnicos com conhecimentos específicos e expertise necessária para elaboração de relatório com transparência e com bastante eficácia para que possa ser dada a sanção devida aqueles que lesaram o patrimônio público ou agiram dentro da ilegalidade”, destacou.

Conduzidos pelo presidente da CPI, Coronel Chagas, participaram da reunião os deputados Nilton Sindpol (Patri) vice-presidente, Jorge Everton (MDB) – relator, Evangelista Siqueira (PT), Renato Silva (Republicanos) e a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).

Próximos passos
Ainda nesta semana, a CPI da Saúde realizará duas reuniões para oitiva de pessoas relacionadas a processos da Saúde estadual. “Serão mais de 20 pessoas e todas as semanas realizaremos reuniões às terças e quintas-feiras, duas ou três pessoas por dia”, após estes trâmites, concluiu Coronel Chagas, a CPI da Saúde aguardará o resultado da análise da Polícia Civil para elaboração do relatório final.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Eduardo Andrade
SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas