Prefeitos indígenas pedem extensão da Escolegis e parceria para demandas do interior de Roraima

Na semana alusiva ao Dia do Índio, celebrado anualmente no dia 19 de abril, as demandas são cada vez mais por educação de qualidade, o direito de ir e vir com estradas adequadas para tráfego e escoação de produtos, bem como políticas públicas em prol dos povos nas regiões mais distantes dos grandes centros.
Questões como ampliação da Escolegis (Escola do Legislativo) ao interior, melhorias em estradas, plano de viabilidade social e estrutural dos municípios de Normandia e Uiramutã, ambas na região Norte de Roraima, foram solicitadas pelos prefeitos na noite desta segunda-feira (19) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).
Participaram do encontro os prefeitos de Normandia, Wenston Paulino, conhecido por Dr Raposo (PSD), e de Uiramutã o prefeito Tuxaua Benísio Roberto (Rede) e o vice Jeremias Lima (Pros). A pauta era similar entre os gestores. A intenção é firmar parceria com o Legislativo em prol do desenvolvimento social e educacional das comunidades.
De Normandia, município com grande concentração de comunidades indígenas, o prefeito, Doutor Raposo destacou o apoio da Assembleia Legislativa no desenvolvimento do Estado. “Além de uma parceria quanto à implantação de uma Escolegis no nosso município, nós também viemos pedir apoio para que o nosso presidente da Assembleia, Soldado Sampaio interceda junto ao Governo do Estado para que as nossas demandas sejam atendidas”, e com destaque para recuperação de estradas, disposição de patrulha mecanizada e recuperação da escola Estadual Indígena Castro Alves.
O acesso à educação para qualificação profissional foi requerido pelo prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benísio. Segundo ele, com ensino, a comunidade terá mais chances para desenvolvimento. “A gente veio aqui buscar uma parceria e levar ao nosso município a Escolegis, saneamento básico, estrada e buscar desenvolvimento para nosso município”, disse.
Na companhia, o vice-prefeito Jeremias Lima acrescentou. “Os nossos jovens só têm a ganhar com as capacitações e qualificações. A gente agradece essa oportunidade de estar aqui hoje, 19 de abril de 2021, Dia do índio, e a gente parabeniza esse novo espaço que o presidente da Assembleia Legislativa está nos cedendo”, enfatizou.
Atento, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, colocou o parlamento à disposição das gestões municipais. “Nos colocamos a disposição de estender a Assembleia pela Escolegis, pelo CHAME, pelo Centro de Apoio aos Municípios, em especial na formatação do Plano Diretor da cidade, Código Ambiental, Código Tributário e outras ações”, afirmou o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio. Desta maneira, acrescentou, “haverá possibilidade de captação de recursos junto as bancadas federal e estadual em favor destes dois municípios”.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza