Pular para o conteúdo

Deputado Renan aponta melhorias em hospitais no Interior após fiscalização parlamentar

Em discurso durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta quarta-feira (21), o deputado Renan (Republicanos) falou sobre melhorias e desafios nos hospitais de Caracaraí, Mucajaí e Iracema após fiscalização parlamentar nestas unidades. Ele apontou, no entanto, que demandas atendidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) têm beneficiado a população.

Uma das visitas recentes do deputado foi realizada no hospital de Caracaraí. Ele explicou que embora bem gerenciada, a unidade precisa de melhorias que já foram solicitadas ao Poder Executivo.

“Está faltando pouco para atender todas as demandas do município. O centro cirúrgico está pronto. Estão faltando os equipamentos para que o centro possa ser usado em curto espaço de tempo. Com certeza isso vai desafogar o HGR”. 

No pronunciamento, o deputado parabenizou os trabalhos da deputada Catarina Guerra (SD), que esteve ontem (20) em Caracaraí, e a equipe do hospital.  Em aparte, ela elogiou as ações do deputado Renan e da Sesau. Por outro lado, solicitou ao Governo do Estado o reforço na equipe hospitalar para atender a população local. “Quero me colocar à disposição para que a gente possa cobrar mais pessoas para atender, desde a parte administrativa até a linha de frente, como também a necessidade de materiais e instrumentos para a realização das cirurgias e outros procedimentos”. 

O deputado Renan também enalteceu as ações desenvolvidas pelo deputado Odilon Filho (Patri) e pela prefeita de Caracaraí, Diane Coelho. “Houve uma limpeza na lateral do hospital, fiquei extremamente surpreso. O hospital está muito bem estruturado. Claro que ainda faltam alguns profissionais, mas isso é normal por conta da pandemia que estamos sofrendo”, disse Renan Filho. 

Durante o pronunciamento, o deputado Odilon informou que a Prefeitura implantou um posto de atendimento para os casos de covid-19. “A equipe da Prefeitura está fazendo esse atendimento, compramos os testes rápidos, as coisas estão fluindo. Algumas coisas vão avançar em Caracaraí numa velocidade razoável, para que a cidade realmente melhore, e principalmente na área da saúde”. 

Em relação ao hospital de Iracema, o deputado Renan Filho relatou que a unidade precisa urgentemente de reforma, mas que hoje é necessário reforçar a climatização e a iluminação. “Aproveito a oportunidade já que o nosso secretário [secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes] está aqui, e pedimos mais uma vez que essas demandas sejam atendidas”. 

A deputada Angela Águida Portella (PP) disse que tem uma luta antiga pela reforma daquele hospital, e que destinou recursos duas vezes. Ela relatou que a unidade realiza partos e internações, mas necessita de dedetização, limpeza no pátio, as lâmpadas estão queimadas e faltam medicamentos. “Fiz uma visita ao secretário Edilson [Damião, secretário de Infraestrutura] e ele disse que o processo de reforma está tramitando na Caixa Econômica Federal, um recurso praticamente já no ponto de ser assinado para essa construção do anexo e reformas”. 

Por último, Renan disse que voltou ao hospital de Mucajaí para verificar se havia solução sobre as centrais de ar, leitos e a falta de médicos. “Já estava bem melhor, a maioria das centrais de ar foram consertadas. Os médicos estavam regulares. Um ponto positivo para a Sesau”. O parlamentar informou que visitará as unidades de saúde em Rorainópolis, e em seguida, Caroebe. 

Vacinação

O deputado solicitou apoio dos parlamentares para a inclusão dos policiais penais no plano de vacinação contra covid-19. “Acredito que essa Casa poderia, através de um requerimento, solicitar para que os policiais penais, que trabalham na linha de frente dentro do sistema prisional, possam ser vacinados, assim como os policiais militares e civis”. 

Texto: Vanessa Brito

Foto:   Jader Souza e Marley Lima

Supcom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas