Pular para o conteúdo

CCJ aprova 36 projetos e encaminha para as comissões temáticas

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), aprovou 36 proposições nesta terça-feira (27). Agora, as matérias seguem para análise das comissões temáticas da Casa Legislativa.  

 

A deputada Aurelina Medeiros (Pode), que faz parte da comissão, explicou que quando os projetos são apresentados pelos parlamentares, o primeiro passo é passar pela CCJ. “Nesse primeiro momento se analisa as constitucionalidades dos projetos. São matérias dos deputados sobre covid-19, consumidor, direitos da criança e do adolescente”. 

 

Na reunião, seis projetos foram retirados por apresentarem inconstitucionalidade e um foi vetado, necessitando de manutenção. As matérias com parecer favorável dos membros seguem para as comissões temáticas. Após isso, a matéria pode entrar na ordem do dia para ser votada na sessão plenária.  

 

Além disso, a deputada Aurelina Medeiros destacou que mesmo com a pandemia da covid-19, os membros da comissão se reúnem semanalmente para agilizar o andamento dos projetos de lei. “Estamos aqui todos os dias e às quartas-feiras temos as sessões plenárias, alguns deputados participam remotamente ou presencialmente, mas há apresentação de projetos e o andamento das comissões que funcionam internamente e continuamente”.  

 

Entre projetos de lei deliberados é possível destacar a visita virtual aos pacientes da covid -19 internados no hospital. Caso aprovado, os familiares poderão fazer videochamadas, uma proposta do deputado Renan (Republicanos). Outro projeto assegura o direito das mulheres de serem acompanhadas por alguém de confiança durante os exames ginecológicos, uma medida da deputada Betânia Almeida (PV).  

 

A reunião foi conduzida pela presidente da CCJ, Catarina Guerra (SD). A comissão ainda é composta pelo deputado Renan como vice-presidente e os membros: Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Jorge Everton (MDB) e Lenir Rodrigues (Cidadania).  

 

Texto: Vanessa Brito 

Foto:  Jader Souza 

Supcom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas