Pular para o conteúdo

CHUVAS INTENSAS Moradores do Sul de Roraima estão ilhados, aponta Jeferson Alves

Com fotos em mãos, o deputado Jeferson Alves (PTB) usou a tribuna do plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta quarta-feira (28) para mostrar as dificuldades de moradores das vicinais 04 e 34, em Rorainópolis, Sul do Estado, devido ao volume de chuvas que dificultam o tráfego da população e escoamento de produção.
“Voltei ao município e tenho algumas fotos para mensurar as dificuldades que estas pessoas enfrentam neste momento tão difícil de pandemia, pessoas que vivem da produção e enfrentam cenas como essa”, destacou Jeferson Alves.
Segundo ele, houve reunião do Governo do Estado com moradores destas vicinais há 30 dias com promessa de paliativo na recuperação das vicinais como forma de enfrentar este período chuvoso. As “obras paliativas” mencionadas pelo deputado não teriam a qualidade esperada.
“Não só eles, Caroebe, São Luiz, São João Baliza, aqui no Cantá, alguns lugares como Amajari passam por dificuldades e esses pequenos agricultores sabem as dificuldades de sair de casa na lama, enfrentam atoleiro, um trabalho sem fim, revoltante e humilhante”, complementou o parlamentar.
Em contrapartida ao discurso de Jeferson Alves, o deputado Éder Lourinho (PTC) discordou das imagens e afirmou que as vicinais estão em fase de recuperação pelo Governo do Estado. “Essa ponte aí [na vicinal 04], do lado está sendo construída uma galeria de 6 por 8 metros, lá está sendo uma das melhores vicinais”, defendeu. Para ele é impossível evitar situações neste período chuvoso. “Os rios transbordam e as águas passaram por cima”, disse.
Outro deputado a fazer uso do aparte foi Coronel Chagas (PRTB). O tema apresentado pelo colega de parlamento, contou, é importante para conhecimento do Poder Executivo sobre os problemas enfrentados pelos moradores do Estado. “Importante que todos os deputados tragam a esta Casa os problemas, com isso o Governo pode detectar e determinar a Seinf [Secretaria Estadual de Infraestrutura] a recuperação”.
“Tivemos a maior chuva dos últimos 10 anos e é normal que as vicinais onde não tem estrada sofram com isso”, continuou na defesa Coronel Chagas. Lembrou ainda que o Estado executa um programa para recuperação de estradas e vicinais.
A deputada Catarina Guerra (SD) ressaltou a responsabilidade dos parlamentares em cobrar e acompanhar a situação das pessoas de perto. “Entendo a sua indignação, só que a gente precisa ser justo e reconhecer o passo que já foi dado”, referiu-se às obras.
Após acompanhar as falas dos deputados, Jeferson Alves pediu mais empenho na recuperação de vicinais e mais apoio ao produtor rural prejudicado neste período, pois não pode escoar produção e nem buscar apoio médico nas sedes das cidades. “A chuva chegou e mais de 40 moradores estão isolados e estou aqui para cobrar o que foi tratado entre eles”.
Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza / Marley Lima / Tiago Orihuela
SupCom ALERR
Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas