Renan faz balanço das fiscalizações em hospitais estaduais

De maneira remota, nesta quarta-feira (28), o deputado Renan fez um balanço das visitas aos hospitais estaduais de Roraima. Durante as fiscalizações, ele constatou que, em menor ou em maior grau, as unidades padecem, principalmente, com a ausência de profissionais da saúde e de medicamentos, bem como com a manutenção precária e/ou ausência de ar-condicionados e equipamentos de raio-x.

Dos municípios visitados – Alto Alegre, Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe – o deputado salientou melhorias no funcionamento do hospital de Rorainópolis; a solicitação de médicos e enfermeiros ao município de Caroebe; e problemas com radiografia em São João da Baliza e São Luís do Anauá. Além disso, falou sobre as condições do hospital de Iracema que ainda aguarda reparos por meio de uma obra já licitada.

O parlamentar reforçou a necessidade da Secretaria de Saúde (Sesau) resolver o problema nas centrais de ar que afeta todas as unidades visitadas, pois isso influi não apenas no conforto, mas na recuperação dos pacientes. “Você ‘tá’ doente e está ali num forno, e isso até pode piorar o paciente”, falou Renan.

Com relação aos equipamentos de raio-x, Renan falou que a danificação do aparelho na unidade São Luís do Anauá, por exemplo, forçou uma família diagnosticada com covid-19 a ser transferida para o hospital de Rorainópolis. Sem a imagem do raio-x, possivelmente precisariam se deslocar para Boa Vista.

“Com uma máquina dessas consertada você desafoga o hospital de Rorainópolis, o Hospital Geral de Roraima, pois em São Luiz eu vi que tinha leitos disponíveis, mas sem poder fazer o exame no hospital a família, talvez, precisasse vir para Boa Vista”, disse. “Quando estava lá também chegou um jovem com braço quebrado e isso poderia ser solucionado lá mesmo”, lamentou o deputado.

As visitas, acrescentou o parlamentar, foram realizadas com o intuito de apurar as informações de maneira correta e contribuir nas melhorias na Saúde. “Eu faço essas visitas sem sensacionalismo algum. O governo precisa de informações corretas e certas dos parlamentares, para que a gente possa fazer uma saúde melhor pro nosso Estado”, disse.

Em aparte, a deputada Catarina Guerra (SD) parabenizou o parlamentar pela iniciativa e falou de recursos alocados por ela, via emenda parlamentar, para aquisição de equipamentos de raio-x, em fase licitatória pelo Governo do Estado. Além disso, o deputado Jorge Everton (MDB) disse que a pandemia escancarou a problemática da saúde pública em Roraima, que não é de responsabilidade exclusiva do Executivo, já que os municípios deixam a desejar no atendimento básico.

Agradecimentos

Renan parabenizou a Assembleia Legislativa de Roraima pelo empenho na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da Saúde. Ademais, agradeceu o acolhimento nos hospitais e registrou que as suas próximas visitas serão nos municípios de Pacaraima e Bonfim.

“Quero dizer que não é só o deputado Renan que está indo, mas eu vou sempre em nome da Assembleia Legislativa, levando o nome dos 24 deputados, porque sozinho a gente não faz nada. Precisamos do apoio de todos para dar uma satisfação à população e um conforto melhor na saúde dos roraimenses nesta pandemia”, pontuou.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Jader Souza / Marly Lima / Tiago Orihuela