Visitas nas unidades de saúde servem para levantar soluções aos problemas, afirma Renan

Denúncias da ausência de médicos no Pronto Atendimento Cosme e Silva, localizado no bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista, ocorridas no último fim de semana, motivaram o deputado Renan (Republicanos) a pedir mais atenção aos problemas pontuais, como as escalas de profissionais e falta de estrutura nas unidades hospitalares.

“Recebemos no Dia das Mães, às 20h, um comunicado que não tinha médico, estava um caos”, lembrou Renan. “Além de não ter médico, os funcionários eram ameaçados por um ‘cara’ que sempre está lá, e na ocasião não tinha policiamento”, disse o parlamentar, ao pedir apoio da Polícia Militar (PM) para disponibilizar um profissional da segurança pública para resguardar a vida de pacientes e trabalhadores da unidade, que ficam vulneráveis.

Com relação aos médicos, o deputado Renan ressaltou que no momento da visita pediu apoio de profissionais para atender os pacientes que aguardavam atendimento. “Quando eu faço visitas, vou representando a Assembleia Legislativa e meus colegas, e é com o intuito de levar ao secretário [de Saúde] e ao governador o que acontece nos hospitais de Roraima”, pontuou.

Além disso, o parlamentar relatou as condições dos tomógrafos do HGRR (Hospital Geral de Roraima). Segundo ele, uma das máquinas precisaria da presença do técnico da empresa Phillips, para executar o serviço de manutenção e não haver perda da garantia. “A gente até se colocou à disposição para pagar passagem e a hospedagem para o técnico vir aqui”.

A informação foi atualizada pela deputada Aurelina Medeiros (Pode) que pediu aparte ao discurso do colega parlamentar. “O tomógrafo está funcionando desde ontem”, complementou.

Para a deputada Yonny Pedroso (SD), falta planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para atender as demandas da população. “Antes, era a questão da cooperativa, hoje não temos mais e, mesmo assim, os problemas estão enraizados”, ressaltou, ao lamentar não haver respostas da secretaria às indicações apresentadas pelos deputados.

Já o deputado Renato Silva (Republicanos), afirmou que parte dos problemas na Saúde, principalmente nos municípios interioranos, estaria no engessamento dos Executivos municipais a mandos de parlamentares federais. “Tenho várias denúncias de interferências que não deixam os prefeitos trabalhar”.

Por fim, o deputado Renan agradeceu aos parlamentares e informou que fará relatório de todas as visitas e encaminhará ao secretário estadual de Saúde recém-empossado, Airton Cascavel, para conhecimento dos problemas encontrados na Capital e no interior.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Tiago Orihuela