Pular para o conteúdo

Lenir alerta sobre o aumento dos casos de abuso sexual contra crianças em Roraima

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), a deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), chamou a atenção para o crescimento dos números de casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, que aumentaram significativamente no Estado.

Ela lembrou que no próximo dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Lenir também citou a campanha ‘Faça Bonito’, que este ano completa 21 anos e busca sensibilizar e informar a população sobre o tema. “São campanhas como essa que levam informações às crianças e jovens nas escolas de todo o Estado”.

Segundo a parlamentar, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.  “Nossas crianças são o futuro, mas são o presente também, por isso, nós temos que cuidar e garantir a proteção delas”, ressaltou.

Lenir apresentou dados da Polícia Civil de Roraima, que apontam que em 2019 foram registrados 239 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. No ano passado, com a pandemia, os números aumentaram, quando foram contabilizados mais de 300 casos. De acordo com o relatório citado pela deputada, neste ano, até o mês de abril, registrou-se cerca de 70 denúncias relacionadas a este crime.

A deputada Ângela Águida Portella (PP) também falou sobre a necessidade de amparo para as vítimas. “Essas pessoas que passam por esse tipo de abuso ficam com sequelas, que sempre apresentam no seu comportamento social. Estes abusos ocorrem de diversas formas, são marcas profundas e para o resto da vida”.

As deputadas reforçaram a necessidade de todos os poderes e da população em geral apoiar as autoridades na fiscalização e no combate dessa violência.

Texto: Bruna Gomes 

Foto: Tiago Orihuela

SupCom ALE/ RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas