Pular para o conteúdo

Parlamentares destacam importância do Hospital do Amor inaugurado hoje

Nesta quarta-feira ocorreu a inauguração oficial do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor – Unidade Boa Vista, localizado na Avenida Via das Flores, 1560, bairro Pricumã. O instituto filantrópico, que tem como a mantenedora a Fundação Pio XII, é referência no tratamento precoce de câncer no país.

Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) teve papel importante nessa conquista, com a aprovação de matéria que destina à Fundação Pio XII o terreno onde hoje está instalado o Hospital do Amor. Na inauguração estiveram presentes os deputados Jânio Xingu (PSB) e Lenir Rodrigues (Cidadania). A parlamentar destacou o papel da ALE-RR no empreendimento.

“Nós da Assembleia Legislativa também tivemos uma importante contribuição, pois doamos o terreno para construção do Hospital do Amor.  Com certeza esses equipamentos de alta tecnologia que têm aqui vão contribuir para o combate dessa doença tão grave e que está arraigada em todo o Brasil”, disse a deputada.

Lenir também falou sobre a importância de um centro voltado para diagnóstico precoce do câncer, sobretudo, para as mulheres. “A gente avança em políticas públicas em defesa das mulheres quando temos também a sensibilidade de nos voltarmos, para as que estão necessitadas desse tratamento de câncer”, destacou.

Trazer uma unidade de excelência no tratamento, prevenção, reabilitação relacionadas à área oncológica para Roraima, só foi possível graças a uma parceria entre o Hospital do Câncer de Barreto, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, ex-senadora Ângela Portela (PDT) e o deputado federal Hiran Gonçalves (PP).

“Esse foi o primeiro projeto do nosso governo, que com o apoio do deputado federal Hiran Gonçalves e da ex-senadora Ângela Portela, que colocaram suas emendas para a construção do hospital, da Assembleia Legislativa, com a doação do terreno e a participação ativa do doutor Henrique Prata, do Hospital do Câncer de Barreto, que acreditou na nossa proposta e veio construir o hospital aqui no Estado de Roraima”, discursou o governador.

Responsável pela área de divulgação do centro médico, a enfermeira Alana Haddad explica que o hospital está atendendo desde a semana passada e que, nesta primeira etapa, os trabalhos estão voltados para o público feminino na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, pois, na análise regional, o câncer do colo do útero é o primeiro mais incidente no Norte do país (26,24/100 mil).

Em breve, esses atendimentos também serão itinerantes, conforme a enfermeira. “A gente vai ter uma carreta que percorrerá todo o Estado para realizar os exames de Papanicolau e a Mamografia”, afirmou.

Como realizar exames no Hospital de Amor?

Para agendar e realizar exames gratuitos no Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, basta se dirigir à Unidade Boa Vista, localizada na Avenida Via das Flores, 1560, bairro Pricumã, munidos dos documentos: Identidade (RG), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

O critério para a realização da Mamografia (que detecta o câncer de mama), é a interessada estar na faixa etária entre 50 a 69 anos, enquanto que para o exame Papanicolau (que detecta o câncer do colo do útero) a idade é entre 25 a 64 anos.

Texto: Suellen Gurgel

Foto: Marley Lima

SupCom

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas