Pular para o conteúdo

Catarina Guerra lança cartilha e destaca importância de educação financeira

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (26), a deputada Catarina Guerra (SD), chamou a atenção para o número de roraimenses endividados no Estado. A parlamentar também falou sobre a importância da educação financeira para todos os cidadãos e, principalmente, para as crianças e jovens durante o ensino escolar. Na ocasião lançou a cartilha financeira.

Segundo dados apresentados pela parlamentar, uma pesquisa realizada pela Fecomércio (Federação Nacional do Comércio) apontou que mais de 11 milhões de brasileiros estão endividados no Brasil, e que em Roraima cerca 79% das famílias do Estado possuem algum tipo de dívida. Boa parte desses endividamentos estão relacionados ao uso do cartão de crédito, financiamento de casa e carnês de lojas.

A Lei 1.428/20 de autoria da deputada Catarina instituiu o Programa Estadual de Educação Financeira Escolar e a Semana Estadual de Educação Financeira, que deve ser realizada anualmente na última semana do mês de maio. A lei estipula que alunos da rede pública estadual de ensino recebam noções da matéria, por meio de conteúdos práticos e interativos.

Para auxiliar as pessoas em geral a iniciar uma educação financeira, a deputada aproveitou a Semana Estadual da Educação Financeira e lançou durante a sessão uma cartilha informativa com exercícios e dicas sobre finanças.

“Falar de educação financeira é um assunto que deve ser iniciado em casa, mas que também deve ser falado na escola. É comprovado que o adulto que teve essas orientações mais cedo, possui uma vida financeira mais saudável. A cartilha foi elaborada por profissionais capacitados na área de finanças, e será disponibilizada em nossas redes sociais para download’, anunciou Catarina. Para fazer o download basta acessar o link: catarinaguerra.com.br/phocadownload/financeira.pdf.

PESQUISA FECOMÉRCIO

 

Quem quiser conhecer mais sobre a pesquisa da Fecomércio sobre endividamento do brasileiro deve acessar o endereço eletrônico fecomercio.com.br/pesquisas/indice/peic. Quem quiser conhecer especificamente os dados de Roraima, de forma bem didática, basta acessar o link fecomerciorr.com.br/2021/05/06/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-abr-21/.

 

BAIXO RIO BRANCO

Durante o momento em que fez uso da Tribuna, a parlamentar também falou sobre a preocupação dela com os moradores do Baixo Rio Branco, em virtude das intensas chuvas do inverno deste ano. Por conta da cheia dos rios em determinados pontos no Estado, ela disse que solicitou das autoridades o suporte da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para auxiliar a população destes locais.

 

Texto: Bruna Gomes

Foto: Tiago Orihuela

SUPCOM ALE – RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas