Comissão de Direitos Humanos pede ao Governo Federal que pacifique e proteja envolvidos nos conflitos em terras Yanomami

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Roraima, Yonny Pedroso (SD), se reuniu nesta quinta-feira (27) com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, Carlos Veras (PT-PE), em Brasília.

A pauta do encontro foi os conflitos na Terra Indígena Yanomami, entre garimpeiros e índios daquela etnia, desde o início deste mês. “O presidente da Comissão me informou que uma comitiva irá para Roraima apurar os fatos in loco [no local]”, afirmou a parlamentar.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Roraima também encaminhou ofícios aos Ministérios da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Comissão de Direitos Humanos da Câmara pedindo a pacificação e proteção aos envolvidos. Segundo consta no documento, o conflito entre garimpeiros e indígenas resultou na morte de crianças e extrativistas minerais.

No dia 19 de maio, a Comissão da Assembleia Legislativa definiu, em reunião, acionar os órgãos federais para conter a violência registrada e divulgada em redes sociais e nas matérias jornalísticas.

Texto: Yasmin Guedes
SupCom ALE-RR