Atuação parlamentar contribui para revitalizar escola em Caracaraí

“Ambiente mais agradável e acolhedor”. Esta foi a impressão do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (PCdoB) ao participar da cerimônia de inauguração da revitalização da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no município de Caracaraí, sul de Roraima, a 170 km da Capital de Boa Vista.

O evento foi promovido pelo governo do Estado e contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais. O presidente da ALE-RR ressaltou o importante papel do legislador na revitalização das escolas estaduais.

“A bancada governista da ALE está acompanhando as ações do governo de perto, fiscalizando e dando todo o apoio necessário e, em especial, àquelas famílias que mais precisam nesse momento, em virtude da pandemia. Ficamos felizes em participar deste momento e mais felizes, ainda, em poder cumprir com o nosso papel, pois estamos aqui pelo povo de Caracaraí. Por meio de emenda dos nossos deputados, a escola Presidente Castelo Branco está hoje com um novo ambiente, mais agradável e acolhedor. Este é o nosso compromisso com o povo”, afirmou Sampaio.

Participaram também os deputados Gabriel Picanço (Republicanos), Catarina Guerra (SD), Tayla Peres (PRTB), Odilon Filho (Patri) e Aurelina Medeiros (Pode). Entidades, lideranças regionais e população em geral também marcaram presença na cerimônia.

Durante o evento, os parlamentares relembraram que a revitalização da escola partiu das indicações feitas pelos deputados Dhiego Coelho (PTC) e Odilon Filho, este último mora na cidade Porto e conhece bem a realidade da região.

A revitalização da instituição de ensino era uma demanda antiga dos moradores e à época, muitos entraves paralisaram as obras, dificultando ainda mais o acesso aos estudantes. “A escola estava praticamente abandonada, muito lixo, mato alto. Era um estado total de abandono”, relembrou Odilon Filho.

O governador Antonio Denarium afirmou em discurso que a parceria com o Poder Legislativo contribui de forma significativa para o avanço da educação em Roraima.

“É uma parceria que deu certo, estamos somando esforços, dividindo obrigações e multiplicando melhorias. A educação é a base de tudo e é nossa meta revitalizar todas as escolas, na medida do possível. Estou muito feliz e os deputados estão cada vez mais comprometidos com a educação de nosso Estado”, destacou Denarium.

A escola recebeu a troca dos mobiliários e equipamentos, incluindo climatização de todas as salas, pintura completa, instalação de lousas nas salas de aula e limpeza da área externa do prédio.

Os munícipes de Caracaraí também receberam das mãos do governador de Roraima, a unidade escolar totalmente revitalizada e mais estruturada para receber os alunos, assim que as aulas presenciais forem retomadas.

Há mais de um ano longe da rotina escolar, Alexandre de Souza Oliveira, 16 anos e aluno do 2º ano do ensino médio, não vê a hora da retomada das aulas. O entusiasmo é ainda maior depois que a escola onde estuda, está de cara nova.

“A escola antes era ruim, ela chegou a desabar. Era bem abandonada. Há mais de um ano que eu não vinha aqui, por conta da pandemia. Agora, a gente não vê a hora de voltar. Tenho saudades. A gente sempre fazia mutirão para cuidar da escola, e vendo ela assim hoje dá muito orgulho”, comemorou.

CESTA DA FAMÍLIA

Os deputados participaram da entrega do programa “Cesta da Família”, promovido pela Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Ao todo, 3.650 cestas e 80 cartões no valor de R$ 200 foram entregues às famílias cadastradas. Estudantes das duas escolas inauguradas também receberam kits do programa “Merenda em Casa”.

MAIS EMENDAS

As emendas parlamentares são apresentadas durante a tramitação da LOA (Lei Orçamentária Anual), que é o projeto elaborado pelo Governo do Estado, onde se define os gastos para o ano seguinte.

Nos últimos anos o município de Caracaraí recebeu emendas dos deputados Odilon, Dhiego Coelho, Jalser Renier (SD), Thayla Peres, Catarina Guerra e Gabriel Picanço. Os recursos foram destinados à revitalização de escolas, iluminação em Led das vilas, construção de pontes e revitalização de vicinais.

“Estamos felizes em ver toda essa parceria dando certo. A ação parlamentar nos municípios é essencial para nosso desenvolvimento. Todas as áreas da prefeitura estão trabalhando assiduamente e, juntos, vamos oferecer mais qualidade de vida a todo nosso povo. Vai ter medicamentos nos postos e, em breve, vamos ter mais de 500 mil para comprar medicamentos por meio de emenda que será destinada pelo deputado Odilon”, anunciou a Prefeita Diane Coelho (Patri).

ANIVERSÁRIO

Caracaraí completou nesta quinta-feira, 66 anos. A prefeitura celebrou a data com uma pequena cerimônia, com convidados do corpo técnico da administração, secretários municipais e vereadores. Uma exposição cultural e um presente especial para os munícipes marcaram as comemorações, que a partir de agora poderão ficar conectados com o mundo por meio do projeto “Prefeitura on-line”, que disponibiliza internet gratuita para toda a população na orla da cidade.

Texto: Kátia Bezerra
Foto: Eduardo Andrade